Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 25.10.17 - 19h45

Secretaria de Educação premia professores autores

 

O auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega foi palco, ontem (24), da premiação da primeira Edição do Concurso Professor Autor, certame inédito na rede municipal de ensino do Recife. No total, seis professores foram contemplados por apresentarem conteúdos e materiais para 29 aulas, que serão disponibilizadas na Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec).

Ao todo, foram contemplados seis professores de seis escolas da rede do Recife. Foram eles Janiara de Almeida Pinheiro Lima (E.M. São Cristóvão), Katia Maria Costa Silva (E.M. Padre Henrique), Margarida Aparecida Silva Siqueira (E.M. Campina do Barreto), Adeilson Pereira da Silva (E.M. Nadir Colaço), Rodrigo Bezerra da Silva (E.M. Antônio Farias) e Fabiana Paulino de Souza (E.M. do Sancho). Cada professor recebeu o valor de R$ 1.000,00 para cada aula contemplada e, juntos, foram premiados por 29 aulas em oito componentes curriculares distintos.

A distinção de professor destaque, entretanto, foi concedida a Janiara de Almeida, que teve o maior número de materiais selecionados no certame, num total de nove aulas. Em seu discurso, citou Paulo Freire e sua Pedagogia da Autonomia em relação ao desafio de formar cidadãos dentro de uma sociedade injusta e adversa. “O concurso não diz respeito só à criação de conteúdos, mas também sobre como motivar seu estudante, um espaço onde, durante a produção do material, podemos repensar nossa prática pedagógica e servir de inspiração”, arrematou.

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, parabenizou os participantes, que denominou de ‘pioneiros’ ao participarem da primeira edição. “A educação é um processo longo, permanente e duradouro e, no Recife, ela vem passando por grandes transformações. Além da premiação, os professores (vencedores) passam a ser exemplos para a rede. Recebam nosso abraço e nosso aplauso”, agradeceu. Também estiveram presentes o diretor executivo de gestão pedagógica, Rogério Morais, Frederico Vasconcelos, da Joy Street e a gerente de Política e Formação Pedagógica, Gilvany Pilé.