Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.10.18 - 16h45

Luiz Lins e Isaar vão se apresentar no Festival da Juventude do Recife

img_alt

Com o tema #DefendendoDireitos, o evento da Prefeitura do Recife trará uma prévia do 15º Festival No Ar Coquetel Molotov, no próximo dia 3 (Foto: Lú Streithorst/Arquivo PCR)

 

A Prefeitura do Recife e o Festival No Ar Coquetel Molotov anunciaram as atrações musicais que vão se apresentar no próximo dia 3 de novembro, no Parque da Macaxeira, no principal dia de programação do 2º Festival de Juventude do Recife: #DefendendoDireitos. O evento, que mais uma vez trará uma prévia do Coquetel Molotov, terá como principais atrações os artistas Isaar França e Luiz Lins, além da Nação de Maracatu Estrela Brilhante e do Coletivo Cores Femininas. 

O festival acontece do próximo dia 31 até o dia 3 de novembro e é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), em parceria com o No Ar Coquetel Molotov e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, com apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria de Educação e outras pastas da PCR, além do Coletivo BoiKOT e da ONG Cores do Amanhã.

Cerca de dois mil jovens participaram da 1ª edição do Festival de Juventude, em outubro de 2017. Para 2018, quando a programação foi ampliada de um para três dias, a estimativa de público é três mil pessoas. No dia 31, o festival começa com o Rolezinho de Halloween do Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a partir das 16h. Na festa de Dia das Bruxas, haverá uma Batalha de Rimas de Monstros coordenada pelo DJ Big, programador cultural do Compaz; Dança dos Mortos, concurso de fantasias, música eletrônica e outras atrações. 

Já no dia 1º, a programação cultural e esportiva será a partir das 13h no Parque do Caiara, na Iputinga, onde haverá torneios de futsal, futebol de campo, de barrinha, freestyle e apresentação de grupos culturais da comunidade do Caiara.

O ponto alto da programação será o dia 3 de novembro, a partir das 14h, no Parque da Macaxeira, onde haverá intervenções artísticas, oficinas, feirinha e a prévia da 15ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov. Isaar França e Luiz Lins são os dois artistas trazidos pelo Molotov.

A cantora, compositora e instrumentista Isaar vai apresentar músicas dos seus três discos, inclusive “Todo Calor”, o último lançamento. A jovemcomeçou a carreira em 1995 como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, fez parte da banda Comadre Fulozinha e integrou projetos como a Orquestra Santa Massa, com o DJ Dolores, gravou com Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado.

Já Luiz Lins é um dos mais novos nomes do rap brasileiro. Com apenas dois anos de estrada, o artista natural de Nazaré da Mata é um dos destaques do PE SQUAD (selo musical pernambucano) e prepara seu primeiro álbum de estúdio. As músicas do rapper pernambucano já somam mais de 200 milhões de acessos e mais de 10 milhões de downloads.

Outra atração do Festival de Juventude é o Grupo Cores Femininas, que faz parte do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã. O coletivo é formado por mulheres que usam o Hip Hop para alcançar a cidadania e potencializar o protagonismo feminino. Também vai se apresentar no Parque da Macaxeira a Nação de Maracatu Estrela Brilhante, um dos grupos afro mais tradicionais do estado de Pernambuco. Fundada em 1906, no Alto José do Pinho, a Estrela Brilhante carrega os fundamentos da religiosidade de matriz africana, de tradição Nagô em Pernambuco, sob a coordenação da Rainha Marivalda. 

Também no dia 3, os jovens do Compaz Eduardo Campos farão uma apresentação de dança de um trecho da peça “Tereza: uma luz chamada resistência”. O espetáculo homenageia figuras e grupos que marcaram história e deixaram seu legado no Alto Santa Terezinha. Durante todo o evento, a discotecagem ficará por conta do DJ Big, produtor cultural e educador social do Compaz, e da Rádio Libertadora, projeto idealizado por Eduardo Pontual, integrante do coletivo BoiKOT, que mistura música eletrônica com ritmos brasileiros.

INSCRIÇÕES – Além das atrações oficiais divulgadas pela PCR, o festival também abre espaço para a apresentação cultural de jovens recifenses. A Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) está selecionando, até esta sexta-feira (26), cinco expressões artísticas juvenis para as apresentações do dia 3, no Parque da Macaxeira. O objetivo é incentivar e dar visibilidade ao trabalho artístico de jovens, de forma individual ou coletiva, nas diversas linguagens desenvolvidas nos diferentes territórios da cidade do Recife. É possível se inscrever nas áreas de expressão artística musical, corporal (teatro e/ou dança) e visual (desenho, pintura, colagem, fotografia e/ou gravura).

O edital da seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da PCR. Os interessados devem morar no Recife e ter idade entre 18 e 29 anos. A ficha de inscrição preenchida deverá ser entregue na sede da Sejuv, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 5.600, Casa Amarela, no horário das 8h30 às 16h30.

O resultado será divulgado na próxima terça-feira (30), através do site da PCR e do Diário Oficial do Município. Quem tiver dúvidas pode ligar para os telefones 3355-3700 e 99488-6267, ou mandar e-mail para priscila.estevao@recife.pe.gov.br.

De acordo com a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, o 2º Festival de Juventude tem o objetivo de promover um intercâmbio de manifestações artísticas, culturais e políticas das diversas juventudes da cidade, incentivando a ocupação criativa do espaço público por parte dos jovens e favorecendo a construção de um ambiente de não violência, que trabalha a dimensão da tolerância e da cultura de paz. “Acreditamos que a realização de festivais juvenis anuais e gratuitos na cidade contribui para o fortalecimento da cultura dos grupos juvenis e favorece o surgimento de novas bandas e coletivos culturais”, disse.


Confira AQUI o edital da seleção