NOTÍCIAS

Cultura | 25.11.15 - 10h33

Ação Social no Sítio celebra dois anos de atividades neste sábado (28)

Programação especial foi montada para marcar a data. O acesso do público é gratuito  

Há dois anos o Sítio Trindade, em Casa Amarela, no último sábado do mês se transforma num ponto de cultura e cidadania. E para comemorar o feito, o projeto Ação Social no Sítio que será realizado no próximo sábado (28), das 9h às 12h, vai contar com uma programação especialmente preparada para o público que for visitar o espaço. Ações voltadas ao meio ambiente e à reflexão sobre o mês da Consciência Negra também estão previstas A realização é da Prefeitura do Recife em parceria com órgãos estaduais e sociedade civil.

A garotada vai ter uma programação especial para ela neste sábado. Aproveitando as celebrações do Mês da Consciência Negra, o Ação Social no Sítio promove uma contação de histórias com o tema, Consciência Negra. Haverá também atividade de recreação com o pessoal da Academia da Cidade para as crianças e, recreação infantil ecologicamente correta. Tem ainda brinquedos como, Pula – Pula e Piscina de Bolas, e oficinas de artes com atividades em molduras e pintura em camisas.

Diversas atrações artísticas e culturais também estão programadas com temas ambientais e educativos. A Escola Silva Oliveira apresenta a peça com o tema, Água. Já o Educandário Evangélico Ideal traz para o sítio o musical Som da Liberdade e a montagem teatral A boneca de Pano. A Turma Mangue e Tal, da Secretaria de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Recife vem com a temática Meio Ambiente. O grupo Educantoches vai tratar de um assunto importante: Vigilância e Tuberculose.

Para quem curte capoeira a pedida será assistir a apresentação do grupo Raízes do Brasil, do Centro Cultural de Capoeira. A manhã também vai ter musical com Romero Andrade que apresenta o seu Vem Cantar Comigo. E finalizando, uma atração pra lá de especial nesta edição do Ação do Sítio. O professor Carlinhos Luz conduz o grupo Sons do Silêncio numa apresentação que tem tudo para encantar o público. O grupo é formado por alunos do curso de percussão para surdos, intitulado Sons da Pele.

Outra novidade neste sábado é a presença da Unidade Móvel do DETRAN. Com isso, no local, as pessoas vão poder ter acesso aos seguintes serviços oferecidos pelo órgão: Histórico Nada consta de Multas, Informação de Pontuação na CNH, Consulta de débitos de veículos, Informação de Comunicação de Venda, Emissão de Taxas, Consulta de gravame, atualização de endereço. 


O Ação Social no Sítio traz ainda aquelas imperdíveis feiras onde o público pode adquirir produtos orgânicos super naturais, artigos de artesanato e, ainda, trocar livros usados por outros que sejam do seu interesse na Feira de Lê, Troca. Uma equipe do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco - CIEE/PE estará no local divulgando alguns programas do centro. Quem quiser pode aproveitar ainda para cortar, gratuitamente, os cabelos também na ação e ainda, adquirir alguma roupa bacana e bem transada no Brechó da Eliane já pensando nas festas de final de ano.

Saúde – As ações de saúde são um dos carros chefes da iniciativa, facilitando o acesso da população a exames simples. Quem estiver interessado, pode aproveitar este sábado para fazer uma avaliação Antropométrica e obter orientação de Atividades Físicas, aferir a Pressão Arterial e a Glicemia, realizar teste rápido de Sífilis e HIV.  Orientação sobre DST/AIDS, entrega de preservativos, dicas de Saúde Bucal e distribuição de kits odontológicos para as crianças também vão ser realizados pela equipe do Distrito Sanitário 3.

Cidadania – O projeto Defensoria Amiga da Comunidade marca presença no sítio e vai atender ao público na retirada de dúvidas diversas na área jurídica, tais como, divórcio, Pensão Alimentícia, Retificação de Registro, Investigação de Paternidade, Segunda Via de Registro (encaminhamento) Habilitação Para Casamento (encaminhamento), Direito do Consumidor, Direito Criminal, Direito do Idoso, Direito da Criança e Adolescente e Direito da Mulher. Outra ação importante são as Rodas de diálogos sobre prevenção ao uso e abuso de drogas que serão realizadas pela Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

Meio Ambiente – Encerrando a agenda de atividades dessa edição comemorativa dos dois anos do Ação Social no Sítio, acontecem várias ações voltadas para os cuidados com o meio ambiente. Tem coleta seletiva de óleo, apresentação do ciclo biológico do mosquito da dengue, orientações para desinfecção de frutas e verduras, e para limpeza e desinfecção de reservatórios d'água. Também serão distribuídos material informativo sobre dengue, hepatite A e hipoclorito de sódio.


Serviço:

Dois anos de Ação Social no Sítio Trindade

Quando: sábado, 28 de novembro

Hora: 9h às 12h

Local: Sítio Trindade, Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife

Informações: 3355.3411

Entrada franca.