Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.11.16 - 16h12

Escola de Frevo Maestro Fernando Borges com oficina e espetáculo neste sábado (26)

Atividades são fruto de parceria com o Paço do Frevo pelo projeto Paço em Criação 

 

A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges recebe, neste sábado (26), um espetáculo misto e uma oficina. As atividades começam às 15h, quando jovens e adultos participam da oficina de Criação e Frevo. Às 18h, os espetáculos solos “Na Malandragem do Feminino”, de Rebeca Gondim, e “Frevoembolado”, de Júnior Viégas se unem em uma apresentação única de 35 minutos. Tudo gratuito. A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Em “Na Malandragem do Feminino”, o público assiste a um espetáculo que aponta para a necessidade de investigar o corpo da mulher, incluindo os aspectos subjetivos, e suas relações sociais e comunitárias. Essa pesquisa, ainda em processo de construção, revela as dificuldades, nuances e necessidades de olhar para o corpo feminino reformulando posições e questionamentos. A temática surgiu a partir de duas categorias: “O Malandro e A mulher pernambucana”, criadas por Nascimento do Passo, que revelam as fronteiras ainda pouco discutidas na dança do frevo entre o corpo que “dança” e o corpo que “executa” passos.

“Frevoembolado” trata-se de uma experiência estética que brinca com o universo infantil das brincadeiras populares, do lúdico. Pode provocar reflexões através das histórias e experiências pessoais de um professor que ao ser negado como jogador de futebol em um teste no Recife encontra na Escola de Frevo de Pernambuco apoio, força e superação, revelando-se um grande professor e passista.

A fusão dos dois espetáculos tem a proposta de ressignificar o frevo e ampliar os olhares do público para a possibilidade criativa e expressiva, além da técnica do Frevo como dança. As duas apresentações foram contempladas no programa O Paço em Criação, um projeto de residência artística do Paço do Frevo que recebe propostas de artistas vindos de diferentes localidades, com interesses diversos em ocupar, pesquisar e criar no espaço, produções artísticas que incluam a pesquisa, difusão e memória do frevo na atualidade. As produções foram contempladas pelo edital Funcultura 2014-2015 com o Projeto “Memórias Sensíveis através do Frevo”.

SERVIÇO:

Projeto Paço em Criação

Oficina: Criação e Frevo – 15h

Espetáculos: “Na Malandragem do Feminino” e “Frevoembolado” – 18h

Onde: Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, R. Castro Alves, 434, Encruzilhada.

Gratuito

Mais informações: 3355-3102