NOTÍCIAS

Turismo | 25.11.16 - 19h10

Recife Antigo de Coração leva música, esportes e lazer para o bairro histórico neste domingo (27)

Evento, promovido todo último domingo do mês pela Prefeitura do Recife, oferece variada programação para adultos e crianças. E coincidirá com festivais gastronômico, judaico e de economia sustentável

 

Neste domingo (27), o Recife Antigo vai se encher de sabores, sons e opções de lazer. Com uma programação turbinada por eventos como o festival uPlanet e o Pernambuco Bom de Mesa, o Recife Antigo de Coração movimentará o bairro histórico com shows, serviços, brincadeiras e atividades esportivas.

O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, todo último domingo do mês, começa cedo a movimentar as ruas do bairro. Nos polos infantil e esportivo, tem programação já a partir das 8h. Para os pequenos, vai ter recreação, brinquedos infláveis, piscina de bolas, além de uma ação do GAC para alertar sobre a importância da prevenção contra o câncer desde cedo.

Para os esportistas, serão muitas as atrações espalhadas pelo bairro. Entre as avenidas Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, vai ter espaço para prática de futebol, vôlei, parkour, badminton, handebol, slackline, rugby, além de rampas de skate e ringue depatinação. 

Na Rio Branco, vai ter Ação de Qualidade de Vida, com cálculo de IMC e aferição de pressão e campanha de enfrentamento ao aedes aegypti, oferecidas pela Secretaria de Saúde. Além disso, a Secretaria da Mulher irá distribuir material informativo sobre o combate à violência de gênero e divulgar os serviços do Centro de Referência Clarice Lispector, das 8h às 18h. A ação faz parte dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, um movimento internacional que luta pela erradicação do feminicídio em todo o mundo. 

Ainda na Rio Branco, também a partir das 8h, as estruturas e programação oferecidas pelo Festival uPlanet serão uma atração à parte. O festival, que se dedica a fomentar discussões e práticas referentes à economia sustentável, estará encerrando as suas atividades no domingo.

Outro festival que vai animar o bairro é o da Cultura Judaica. Em sua 25ª edição, levará música, dança, culinária, artesanato e literatura feita por judeus para a Rua do Bom Jesus, das 15h30 às 19h.

Para temperar a programação, o Festival Pernambuco Bom de Mesa  vai reunir os restaurantes integrantes da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), das cidades do Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, sob a batuta do chef César Santos, oferecerão suas delícias em 14 estandes na Praça do Arsenal, entre as 14h e as 22h.

A trilha sonora também está garantida. Das 7h às 8h, o grupo Patusco fará uma apresentação no palco montado na frente do Marco Zero, para acordar os frequentadores do bairro. Entre as 8h e as 9h, é Gerlane Lops quem comanda a festa. Das 9h às 12h, Adriana B comanda o Show do Bem, que contará com a participação de Thiago Kehrle, Leide do Banjo. Para comemorar o Mês da Consciência Negra, haverá ainda apresentações do Maracatu Raízes do Rubens, da comunidade de Cajueiro Seco e do Grupo de Capoeira Lua de São Jorge, da comunidade de Tabajara, em Olinda.

A partir das 13h30, o Recife Antigo de Coração recebe os vencedores do X Festival de Música na Escola, uma realização do Comitê Nacional de Mobilização Social. E, das 16h30 às 18h30, a festa será comandada pelo frevo da Orquestra Arruando.

 

 

Confira a programação completa:

 

Polo esportivo

Corrida do GAC - Avenida Alfredo Lisboa, das 7h às 9h

Peineirão Show do Bem - Avenida Marquês de Olinda, das 10h às 12h

Aluguel de bike - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;

Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

 Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Parkour - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Badminton - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Handebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;

Rampas e equipamentos de skate - Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 17h;

Ringue de Patinação - Avenida Alfredo Lisboa , das 14h às 18h;

Rugby - Avenida Marquês de Olinda com a Rua do Bom Jesus, das 14h às 17h;

 

Polo Infantil

Recreação - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;

Espaço de convivência do GAC - Avenida Alfredo Lisboa, das 7h 12h;

Quadrilha junina - Marco Zero, das 16h às 16h30

 

Polo Saúde

Ação de Qualidade de Vida - Avenida Rio Branco, das 7h às 16h;

Ação de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti - Avenida Rio branco, das 8h às 16h;

 

Polo Cultural, Artístico e de Lazer

Patusco - Marco Zero, das 7h às 8h;

Gerlane Lops - Marco Zero, das 8h às 9h30;

Show do Bem - Marco Zero, das 9h às 12h;

Festival uPlanet - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;

XXV Festival de Cultura Judaica, Rua do Bom Jesus, das 15h30 às 19h;

X Festival de Música nas Escolas - Marco Zero, das 13h30 às 16h;

Festival Pernambuco Bom de Mesa - Praça do Arsenal, das 14h às 22h

CAT Móvel - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h

Feirinha do Bem - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;

Ação de Enfrentamento da Violência contra a Mulher - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h

Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 16h às 20h;

Orquestra Arruando - Marco Zero, das 16h30 às 18h30;