NOTÍCIAS

| 26.01.15 - 10h29

CTTU realiza a manutenção da Faixa Azul da Mascarenhas de Moraes

Faixa foi implantada em janeiro de 2014 e garantiu o aumento de até 23,8% na velocidade média dos coletivos. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou a manutenção da sinalização da Faixa Azul da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. O equipamento foi implantando em janeiro de 2014 e garantiu 14 quilômetros de prioridade para o transporte público na via. Além da revitalização da Faixa Azul, a Companhia também está realizando a manutenção das cerca de 80 faixas de pedestres implantadas na avenida. A previsão é que o trabalho seja concluído até o dia 15 de fevereiro. A implantação da Faixa Azul da Mascarenhas de Moraes permitiu o aumento de 23,8% na velocidade média dos coletivos no sentido cidade / subúrbio, que subiu de 21 km/h para 26 km/h, e cerca de 22% no sentido subúrbio / cidade, que subiu de 32 km/h para 39 km/h.

Diariamente, 42 linhas de ônibus, que realizam o deslocamento de cerca de 172 mil pessoas, circulam nos dois sentidos da via. A manutenção da Faixa Azul está sendo realizada após às 21h, quando o volume de circulação de veículos diminui e qualquer tipo de transtorno no tráfego local é minimizado. Por dia, circulam cerca de 60 mil veículos nos dois sentidos da avenida, porém há uma redução de cerca de 20% durante as férias escolares. De acordo com o gerente geral de trânsito da CTTU, Agostinho Maia, o mês de janeiro é ideal para iniciar esse tipo de trabalho. "O risco de chuvas é menor e a tinta utilizada na pintura da sinalização horizontal não adere no asfalto com umidade superior a 85%. Além disso, o volume de veículos circulando é menor durante essa época do ano", comentou.

A manutenção da Faixa Azul da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes faz parte de uma ação maior, que visa melhorar a sinalização de toda a cidade. Em 2014, 415 vias foram sinalizadas, recebendo cerca de 2.000 faixas de pedestres e 5.000 placas de sinalização vertical. Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, o trabalho de implantação e manutenção da sinalização é primordial para a melhoria da mobilidade urbana da cidade e já apresenta bons resultados. "A melhoria da sinalização permite não apenas mais ordenamento e fluidez do trânsito, como o caso da Faixa Azul, que prioriza o transporte público, mas também a melhoria da segurança viária, reduzindo o risco de acidentes. Em 2014, tivemos uma redução significativa no número de acidentes, que passou de 40/dia para 32/dia, após a implantação da fiscalização eletrônica. A manutenção da sinalização viária também tem influência direta nesses resultados", concluiu.

O PROJETO – Atualmente, existem 21,1 quilômetros de Faixas Azuis implantadas no Recife, sendo 14 quilômetros nos dois sentidos da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 5,8 km na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e 1,6 km na Rua Cosme Viana. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, frisa que o objetivo da Faixa Azul é promover maior eficiência para o transporte publico através da prioridade na circulação. “A nossa meta é dar mais mobilidade às pessoas e um dos caminhos é um transporte coletivo mais eficiente”, comentou.

A fiscalização está sendo realizada através de rondas diárias, efetuadas por equipes de 15 agentes de trânsito, a cada turno. Em 2014, a Companhia registrou cerca de 3.500 autuações por invasões à Faixa Azul. De acordo com o artigo 184 (inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além dos ônibus, também têm acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só estão autorizados a entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.