Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.01.17 - 11h20

PCR recebe ação de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta quinta-feira (26)

O edifício-sede passará por vistoria nos 15 andares, subsolo e caixa-d’água

 

O edifício sede da Prefeitura do Recife receberá nesta quinta (26) e sexta-feira (27) uma ação de controle do mosquito Aedes aegypti. A partir das 8h da quinta-feira, agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) passarão pelos 15 andares do prédio, incluindo a creche, a unidade de saúde, o subsolo (garagem) e as caixas d’águas. A ação da Secretaria de Saúde acontece em parceria com a Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas. Além do trabalho em relação ao vetor transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika), os profissionais também farão desratização e coleta para monitoramento da qualidade da água.

No térreo, nos dois dias, os servidores e visitantes também receberão orientações quanto à importância da manutenção dos reservatórios de água e como fechá-los corretamente, além de receberem material educativo explicando a importância e responsabilidade que todos possuem no combate ao Aedes aegypti. O hipoclorito de sódio, produto responsável por higienizar frutas, verduras e purificar a água, também será distribuído nos dois dias da ação.

Plano 2017 - Em 30 de novembro do ano passado, o prefeito Geraldo Julio lançou o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017, um conjunto de ações integradas que vai contar com a participação de 20 secretarias municipais no combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, esta última causadora dos casos de Síndrome Congênita e outras deficiências em bebês.

Mesmo com a redução do índice de infestação do mosquito este ano, que caiu de 4.8% para 1.2 % - se destacando como o menor dos últimos 10 anos - o gestor ressaltou a importância de continuar o combate com o apoio de toda a sociedade. Na ocasião, Geraldo também assinou a renovação do decreto de situação de emergência, prorrogando o período por mais 180 dias.

Boletim epidemiológico - Em 2016, até 31 de dezembro, foram notificados 33.226 casos de arboviroses, sendo 19.133 casos de dengue, 9.692 de chikungunya e 4.401 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 14.274 casos, sendo 10.733 de dengue, 3.405 de chikungunya e 136 de zika.

Liraa - O índice de infestação da cidade do Recife foi de IPP: 1,2. Considerando a incidência de arboviroses no mesmo período nenhum bairro apresentou acima de 100 casos/100 mil habitantes.