NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 26.01.17 - 11h25

Prefeito entrega certificados para alunos da 1ª turma do Curso de Mediação Comunitária de Conflitos

img_alt

Na noite desta quarta (25) o gestor municipal entregou os certificados para as 30 lideranças comunitárias que participaram da capacitação no Compaz. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

"Aqui aprendemos o que é direitos humanos, o que é mediação de conflitos, o que é ser um mediador, o perfil do mediador. Aqui aprendemos o valor do diálogo e ética do sigilo. A ouvir o próximo e se colocar no lugar do outro", comentou Suely Costa, a oradora e formanda da primeira turma de mediação de conflitos do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, localizado no bairro do Alto Santa Terezinha. Ela e mais 30 pessoas receberam das mãos do prefeito Gerado Julio os certificados de conclusão da formação, na noite desta quarta-feira (25). A mediação de conflitos capacita os líderes comunitários para a promoção do diálogo, objetivando a redução dos  conflitos, dos casos de agressão, risco de violência ou crime.

Em sua fala, o prefeito Geraldo Julio ressaltou o compromisso da Prefeitura com a prevenção da violência e a importância do curso para a solução dos conflitos sociais. "A gente hoje está aqui irradiando o Compaz por vários bairros do Recife porque vocês já faziam isso, mas, agora capacitados, vão poder fazer isso mais ainda. Vocês são o Compaz andando pelas ruas, entrando nas casas das famílias do Recife e levando a cultura de paz para a nossa cidade", declarou.

O curso de Mediação Comunitária de Conflitos faz parte do pacote de ações da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), que junto com a Secretaria de Segurança Urbana é responsável pelo Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos no Centro Comunitário da Paz. De 2016 até janeiro deste ano, mais de 400 mediações de conflitos foram realizadas no Compaz. A primeira turma do curso teve início em novembro de 2016 e ofertou 40 horas/aula para os integrantes que irão atuar como mediadores da área Cívil na RPA 2 e nos bairros adjacentes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, ressaltou a atuação dos formandos como de extrema importância. "Vocês são agentes mediadores e são multiplicadores dessa mediação. Quando formamos um grupo, estamos multiplicando essas ações para chegarem em outros cantos da comunidade", comentou. Já o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, comentou o caráter integrador do Compaz, com atuação de diversas secretarias municipais empenhadas na construção de uma cultura de paz no Recife.

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi criada uma câmara de conciliação vinculada ao Poder Judiciário no Compaz, que disponibiliza aos atendidos uma intervenção técnica, facilitando o entendimento das partes, evitando a reprodução da situação geradora do conflito e, consequentemente, o aumento do índice de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. Os atendimentos são realizados por uma equipe interdisciplinar composta por psicóloga e assistente social.

João Inácio, morador do bairro de Campina do Barreto, foi um dos participantes do curso e já pensa em trabalhar na área. "Se tivesse um pós-doutorado, eu faria. Me interessa muito quando se fala em direitos humanos. Já senti isso na pele porque muita gente acha que não tem direito a nada. Saber que as pessoas tem o mínimo de direito e que todo mundo é cidadão muda tudo", disse.