NOTÍCIAS

Cultura | 26.02.13 - 15h22

Recife e Paris articulam cooperação para debater universalização do saneamento

[caption id="attachment_31702" align="alignnone" width="680"]Recife e Paris articulam universalização do saneamento Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR A vice-prefeita de Paris, Anne Le Strat, foi recebida pelo prefeito Geraldo Julio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (26), a vice-prefeita de Paris, Anne Le Strat. Os gestores aproveitaram o encontro para articular uma cooperação técnico-científica entre as duas cidades, com o objetivo de trocar informações sobre formulação de políticas públicas na área de saneamento. A ideia é que o Recife possa aproveitar a experiência da capital francesa na universalização do acesso à água e tratamento do esgoto.

“A prefeita está aqui trazendo sua experiência o Recife. Nós articulamos uma cooperação técnico-científica que servirá como primeiro módulo para o processo que vamos estabelecer. Paris é uma cidade conhecida por sua capacidade de geração econômica. Portanto, esse encontro foi muito positivo”, argumentou Geraldo, depois de explicar que o secretário-chefe do Gabinete de Representação em Brasília, Lauro Gusmão, ficará responsável por coordenar a parceria.

Para Anne Le Strat, que acumula a função de presidente da companhia de saneamento de Paris, a cooperação entre as duas cidades é apenas o primeiro passo do que pode se estender para outras políticas urbanas. “Apesar de contextos muito diferentes entre uma cidade e outra, há muito o que compartilhar sobre as redes de água”, destacou a vice-prefeita.

Também participaram do encontro o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, o secretário de Imprensa, Carlos Percol, o cônsul geral da França para o Nordeste do Brasil, Patrice Bonnal, e o adido cultural de Paris, Pierre Fernandez.