Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 26.02.19 - 11h15

Com foco na sustentabilidade, Central do Carnaval está pronta para receber os foliões

img_alt

Prefeito Geraldo Julio vistoriou o espaço vai reunir serviços e Arena Gastronômica, na Rua do Observatório e já começa a funcionar a partir desta quarta (27) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A folia de Momo está prestes a começar na cidade e os brincantes que quiserem brincar o Carnaval de Rua do Recife vão encontrar todo o apoio para aproveitar a festa com conforto e segurança. O prefeito Geraldo Julio vistoriou nesta terça-feira (26) as instalações da Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório, no Bairro do Recife. O espaço já será aberto ao público nesta quarta (27), a partir das 16h, e reunirá serviços como essenciais para o folião brincar com tranquilidade. A unidade principal reúne ações das secretarias de Saúde, da Mulher, de Meio Ambiente, de Direitos Humanos, Procon e Empreendedorismo, e outros serviços. A Arena Gastronômica também integra o complexo de serviços e terá 11 restaurantes para não deixar nenhum folião sem energia para aproveitar a festa.

Para o prefeito Geraldo Julio, o objetivo é que o folião possa brincar em paz, com segurança e consiga encontrar todos os serviços reunidos para ter a melhor experiência no Carnaval do Recife. "Fazemos um grande planejamento para o Carnaval, porque são 45 polos espalhados pela cidade, 2.700 shows que acontecem, mas tem toda a parte de infraestrutura que também precisa ser pensada. Aqui no Centro, que é onde vem mais gente, preparamos uma série de serviços para o folião. A começar pelas vagas de estacionamentos, porque a Prefeitura, o TRT, o TRF oferecem, gratuitamente, 1.500 vagas para quem vem pro Centro. Na Arena Gastronômica são 11 restaurantes que preparam alimentos com toda higiene, cuidado e total segurança", afirmou o prefeito. 

A sustentabilidade também ganhou papel de destaque no Carnaval deste ano. Das mesas e cadeiras de pallet aos EcoCopos, a meta é contribuir para a preservação da natureza. "A novidade do ecocopo evita que milhares e milhares de copos descartáveis sejam jogados no lixo e, dessa maneira, contribuímos com a sustentabilidade da cidade", acrescentou o prefeito. 

O projeto EcoCopo Folião é uma iniciativa embrionário que surgiu durante o primeiro Hackatur realizado na cidade, no ano passado, através da Prefeitura do Recife. A ideia era, justamente, diminuir o acúmulo de copos descartáveis em locais com alto consumo de bebidas. Os copos reutilizáveis de material resistente e de boa qualidade, sendo também 100% reciclável e com capacidade para 550ml.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, também está otimista com o crescimento do fluxo de turistas na cidade durante o período momesco. "A expectativa está muito boa, o Carnaval teve uma grande venda, então a gente está com uma expectativa de 95% de ocupação na nossa rede hoteleira, segundo dados da ABIH, que é a Associação Brasileira de Indústria Hoteleira, então a gente espera receber muitos turistas e visitantes e a gente se preparou para isso. Nosso Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) Móvel está estacionado aqui na Rua do Observatório, além dos demais CATs que vão funcionar em regime especial durante o Carnaval", contou Ana Paula. 

A estrutura na Rua do Observatório foi montada em contêineres e o atendimento vai acontecer durante todos os dias de Momo, a contar do dia 27, na semana pré-carnavalesca, das 16h às 22h. Nos dias de folia, entre 1 e 5 de março, a Central abre às 16h e segue em pleno funcionamento até as 2h. No ano passado, o equipamento recebeu mais de 440 mil pessoas, entre os dias 7 e 13 de fevereiro.

A Arena Gastronômica, que fica em um dos principais acessos do folião à festa no Bairro do Recife e é também braço importante da Central do Carnaval, é coordenada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e terá 11 estabelecimentos, sendo eles: Açaí Original do Pará; Plim Pizza; Thasty (doces diversos); Casa da Macaxeira (salgados diversos); Rei das Coxinhas (salgados diversos); My Burger; República dos Pastéis; Hakata (comida oriental); Massa D’ellas, Empadinhas Barnabé; e Espetinho da Ceça. No Carnaval 2018, a Arena realizou cerca de 35 mil atendimentos.

Além da iniciativa do EcoCopo, toda a Central do Carnaval reforça a importância da sustentabilidade, como as lixeiras de coleta seletiva, mesas e cadeiras em pallet e a preocupação do reaproveitamento de óleo, através de uma parceria com a ASA, empresa especializada em produtos de limpeza e conservação. No ano passado, 140 litros de óleo utilizados na Arena Gastronômica foram transformados em sabão em barra. Haverá ainda quatro totens com carregadores de celular, uma parceria com a 99 Taxi.

A Sala de Imprensa este ano será no Museu Cais do Sertão, entre os dias 1º e 5 de março, facilitando o acesso para as equipes que estarão trabalhando nos principais polos da cidade. Toda a estrutura da Central começará a ser desmontada no dia 6 de março, Quarta-Feira de Cinzas.

 

Conheça com detalhes a estrutura de serviços da Central do Carnaval 2019

 

ESTACIONAMENTO E VANS

Repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (SEMOC) e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias de Carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo. Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (01) e a terça-feira (05).

No dia da Abertura do Carnaval (1º), os espaços estarão disponíveis a partir das 18h até 4h da manhã do sábado (2). Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. Para que tudo transcorra bem, a Semoc conta com o apoio da CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU e Emlurb.

Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente fardados com camisas indicativas, facilitando a identificação dos foliões. Os espaços reservados para as bicicletas, grande sucesso do ano passado, serão mantidos neste ano. Entretanto, as recomendações aos ciclistas continuam: para que a entrada seja autorizada é necessária à apresentação de um cadeado, para a maior segurança do equipamento do folião.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai disponibilizar vans para levar os foliões dos principais estacionamentos até a Central do Carnaval, uma das entradas para a folia no Recife Antigo. Serão oito veículos que sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até as 4h. Os pontos de embarque/desembarque serão no Posto Shell (em frente à Prefeitura do Recife) e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

 

Centro de Atendimento ao Turista (CATs)

Os turistas – e também recifenses – que precisarem de informações gerais sobre o Carnaval do Recife 2019 ou atrativos locais poderão contar com apoio nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) espalhados pela cidade. No principal ponto da festa, o Recife Antigo estará estacionado o CAT Móvel, serviço volante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, na entrada da Central de Serviços do Carnaval, na Rua do Observatório.

Além desse espaço, também estarão funcionando o CAT da Praça do Arsenal, das 9h às 22h; do Aeroporto, que é 24h; do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), por onde devem circular cerca de 50 mil pessoas neste período, das 8h às 17h; do Shopping Recife, que funciona das 9h às 21h, fechando no sábado e na terça de Carnaval; e o CAT Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 20h, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março.

Reforçando a segurança do turista e também do recifense, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer em conjunto com a Guarda Municipal garante a ronda turística. O efetivo é especializado para atendimento no Bairro do Recife, nas 24h do dia, nos sete dias da semana. Além disso, quem passa pelo bairro também pode acionar a Guarda Municipal pelo 153.

SECRETARIA DA MULHER - A partir da sexta-feira (1), na Central do Carnaval contará com a equipe técnica do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento municipal voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista. Serão realizadas a escuta e orientação das mulheres que passarem por assédios ou atitudes violentas durante os dias de folia. O Centro funcionará das 18h às 2h. A Brigada Maria da Penha também funcionará durante os quatro dias de festa acompanhando a equipe técnica nas escutas qualitativas e, caso seja necessário, no encaminhamento das mulheres à rede de enfrentamento.

O disque-orientação do Clarice, o Liga, Mulher (0800 281 0107), também funcionará na Central, das 18h às 2h. Além disto, haverá grupos volantes da Secretaria, nos polos centralizados e descentralizados, distribuindo material informativo de prevenção ao feminicídio e divulgando os serviços de prevenção à violência de gênero da pasta municipal e o Liga, Mulher.

DIREITOS HUMANOS - Entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, a Central de Direitos Humanos, na Central do Carnaval, fará a divulgação das campanhas de prevenção ao trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e homofobia, entre outros temas ligados aos direitos humanos. As campanhas também serão divulgadas nos polos do Carnaval do Recife. No local também estará sendo feita a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças.  

Programações  em braile ficarão disponíveis na Central de Direitos Humanos, Aeroporto Internacional do Recife, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal. Também serão disponibilizados cardápios em braile na área gastronômica. A partir da sexta-feira (1), entre 16h e 0h, as pessoas com deficiência recebem apoio para terem acesso ao frontstage do palco do Marco Zero.

PROCON RECIFE - O espaço do Procon Recife na Central do Carnaval estará disponível para receber denúncias e orientar os consumidores, da quinta-feira (28) até a terça-feira (5). O horário na semana pré-carnavalesca será das 16h às 22h e, durante os dias de Carnaval, das 16h à 0h. Haverá ainda panfletagem com dicas e informações para os consumidores.

SECRETARIA DE TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - Além dos pontos de comércio em todos os polos de folia, valorizando os empreendedores da cidade, cinco mulheres estarão na Central do Carnaval comercializando adereços e customizando roupas dos foliões. Elas são ligadas à Associação Mãos que Transformam, um dos grupos acompanhados pela Gerência de Economia Solidária da PCR.

Além disso, os foliões que frequentarem o Bairro do Recife durante a folia poderão adquirir, a preços convidativos, itens como adereços de cabeça, camisas customizadas e fantasias para adultos e crianças. A Prefeitura do Recife disponibiliza desde o último sábado (23) o Polo do Artesanato, situado na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, com 32 artesãos e artesãs ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte). O programa coloca também 10 pontos de alimentação artesanal, situados na rua Dona Maria César.