NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 26.03.18 - 16h46

Procon Recife participa de fiscalização conjunta sobre produtos da Semana Santa

img_alt

Operação Pescado 2018 reuniu também MPPE, Vigilância Sanitária, Procon-PE, Adagro, Ipem e Decon. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Equipes do Procon Recife participaram, na quinta-feira (22), da Operação Pescado 2018, que reuniu diversos órgãos ligados à defesa do consumidor e teve o objetivo de fiscalizar a venda de produtos típicos da Semana Santa, como peixes e ovos de páscoa. Também participaram da ação as entidades integrantes da Rede Consumidor PE, como Ministério Público, Vigilância Sanitária, Procon Estadual, Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (Ipem) e Delegacia do Consumidor (Decon).

A fiscalização ocorreu em redes de supermercados nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. Na capital, o Procon Recife autuou o Carrefour da Torre, que estava vendendo suco de uva com data próxima ao vencimento, sem deixar isso claro para o consumidor. O estabelecimento se adequou na mesma hora. “O comércio está cada vez mais consciente da necessidade de respeitar os direitos do consumidor. Isso é uma boa notícia e mostra que nosso trabalho está dando resultado”, aponta a gerente-geral de Defesa do Consumidor do Procon Recife, Raquel Moraes. 

No Recife, também foram fiscalizados os Supermercados Walmart, no bairro de Casa Forte; Pão de Açúcar, no Parnamirim; Carrefour, na Torre; Assaí; e Deskontão. “A fiscalização é uma deliberação da Rede Consumidor PE, no sentido de atuar em conjunto para fortalecer esta ação na Páscoa. O MP receberá relatórios dessas fiscalizações para análise. A partir do que for constatado, vão ser tomadas as providências necessárias”, explica a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor) do MPPE, Liliane Fonseca.