Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 26.03.18 - 14h23

Projeto de Educação Sanitária e Ambiental se estende para mais sete comunidades do Recife

Ação chega aos bairros e comunidades da Mangueira, Santo Amaro, Chié, Ilha de Joaneiro, Santa Terezinha, Roda de Fogo e Santa Luzia

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saneamento, lança nesta terça-feira (27) o Projeto de Fortalecimento do Processo de Educação Sanitária e Ambiental. A ação é uma continuidade Projeto em Educação Sanitária e Ambiental já desenvolvido durante o ano de 2017 no bairro da Mustardinha. Nesta nova fase, sete comunidades do Recife serão beneficiadas, sendo elas: Mangueira, Santo Amaro, Chié, Ilha de Joaneiro, Santa Terezinha, Roda de Fogo e Santa Luzia. O evento de lançamento acontece às 15h, no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), no bairro de Santo Amaro.

Com duração de 12 meses, esta segunda etapa do projeto será executada através de uma emenda parlamentar do deputado federal Kaio Maniçoba no valor de R$ 1,5 milhão. A ação levará aos bairros atividades educativas, com o objetivo de promover a sustentabilidade dos serviços de saneamento já implantados, o descarte correto do lixo, o combate às doenças arboviróticas e a preservação do meio ambiente. Mais de oito mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, estarão envolvidas no projeto, que atingirá de forma indireta 74 mil moradores das sete comunidades.

Os conteúdos serão repassados através de palestras realizadas em oito escolas públicas participantes, oficinas lúdicas, de vídeo e fotografia; exibição de filmes e apresentações teatrais. Além disso, serão realizadas capacitações com professores municipais e estaduais e agentes reeditores que trabalham nas áreas de saneamento e saúde. Ainda entre as atividades, será feita uma mobilização para a arrecadação de óleo já utilizado para ser repassado para empresas recicladoras. Articulações com cooperativas e catadores de materiais reciclados também serão desenvolvidas para estimular a coleta seletiva nos bairros.

Buscando uma verdadeira transformação nas comunidades, a equipe social da Secretaria de Saneamento mapeou os locais, identificando os principais pontos críticos de lixo, as ruas que mais apresentam obstruções no sistema de esgotamento sanitário e os índices epidemiológicos da área. As ações também serão voltadas para a diminuição desses dados e a mudança de realidade dos moradores.

Para o Projeto de Fortalecimento do Processo de Educação Sanitária e Ambiental, a Secretaria de Saneamento conta com a parceria da Geossistemas, executora das atividades; do Movimento Limpa Brasil, Fiepe Ambiental, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Celpe. Além da Emlurb e das Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente do Recife.

MASCOTES - Nesta segunda etapa o mascote Mustardeco -o super-herói em formato de lata de lixo que representou a ação no bairro da Mustardinha- se juntará a uma nova turma. São quatro novas figuras, representadas por um adolescente, um cano de esgoto, uma árvore e uma gota d’água. Através de uma votação feita nas comunidades, os mascotes vão receber os nomes de Amigo San, Capitão Canolino, Super Flora e Incrível Pingo, respectivamente. Eles aparecerão estampados nas camisas, cartilhas, bonés e mochilas entregues aos participantes ao fim de cada oficina.

 

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto de Fortalecimento do Processo de Educação Sanitária e Ambiental

Local: Auditório da FIEPE, Av. Cruz Cabugá, Nº 767, Santo Amaro

Data: 27/03 (Terça-feira)

Horário: 15h