NOTÍCIAS

Cultura | 26.04.11 - 15h48

Conselho Municipal de Assistência Social renova mesa diretora

A reunião foi presidida pela Secretária de Assistência Social, que passou a presidência do CMAS para a conselheira Fátima Menezes

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), cuja função é o controle, acompanhamento, formulação e fiscalização da Política de Assistência Social, elegeu nova mesa diretora, biênio 2011/2013, na manhã desta terça-feira (26). A eleição aconteceu no 6º andar do prédio da Prefeitura, no Cais do Apolo, em reunião presidida pela Secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, que passou a presidência do CMAS para a conselheira Fátima Menezes, representante da sociedade civil.

Composto por 48 membros (titulares e suplentes), o colegiado do CMAS, em eleição aberta, indicou ainda outros membros da diretoria. A própria secretária, que cedeu a presidência do grupo, foi eleita vice-presidente. Na ocasião, também foram escolhidos integrantes e coordenadores das três comissões do CMAS: Normas e Fiscalização, Finanças e Articulação, por onde passam todos os projetos da Secretaria de Assistência Social, de acordo com a função de cada uma. Os novos eleitos prometeram empenho no avanço da política de assistência social para o Recife.

O colegiado do CMAS é composto (meio a meio) por integrantes da sociedade civil e do poder público. O grupo é renovado a cada dois anos e também alterna a presidência a cada biênio (entre poder público e sociedade civil). Os conselheiros se reúnem mensalmente, na sede da Prefeitura, e também fazem encontros descentralizados nos bairros das Regiões Político-Administrativas da cidade (RPAs). Há 246 entidades civis inscritas no CMAS e os novos conselheiros são representantes dos seguintes segmentos sociais: trabalhadores, garantia de direitos, assessoramento e atendimento, de onde saiu a nova presidente do CMAS.