NOTÍCIAS

Cultura | 26.04.11 - 17h27

Escola Municipal realiza 4° Concerto de Leitura

Evento acontece de 27 a 29 de abril e tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela leitura

Por Vanessa Beltrão

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina, realiza, desta quarta-feira (27) até a sexta (29), o 4° Concerto de Leitura. Serão três dias dedicados ao mundo mágico da literatura, com uma programação intensa que inclui discussões, oficinas, passeios literários e encontros com escritores.

As atividades começam amanhã, a partir das 8h, com a apresentação da Bandinha do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC). Logo após, o escritor Luciano Pontes irá “cantar”, com ajuda de um violão, um pouco da história do seu livro infantil “Ouvindo as Conchas do Mar”, uma parábola sobre a passagem da infância à vida adulta. A iniciativa contará, pela manhã, com a participação do coordenador do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, Conrado Falbo, e do presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), Alexandre Santos.
A programação segue com os escritores e poetas Marcos DMorais, à tarde, e , à noite, Paulo Moura.

Uma das novidades deste ano é a parceria com a União Brasileira de Escritores (UBE), que participará do evento. Na quarta (27), os alunos do 3º e 4° ciclos (5ª a 8ª série) visitarão a sede da UBE, em Casa Forte, onde participarão do projeto Quarta às Quatro. No local, os estudantes terão a oportunidade de conversar com escritores sócios da instituição, além de participar de discussões sobre literatura. Já no dia 28, a partir das 19h, a UBE realizará a Quinta Temática, na própria sede da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho. Na ocasião será trabalhado o gênero do conto fantástico com os alunos.

A coordenadora da Escola, Verônica Costa, conta que a ideia do Concerto de Leitura surgiu em 2008. Logo no primeiro ano, filmes baseados em obras da literatura foram exibidos. Ao longo do tempo, o evento cresceu e hoje conta com a participação, até mesmo, de escritores. “Para despertar no aluno o gosto pela leitura e para que ele tenha essa proximidade com o escritor”, detalha Verônica sobre os objetivos do evento.

Participam do 4° Concerto de Leitura os escritores: Alexandre Santos (Presidente da UBE), Fernando Farias, Wellington de Melo, Jeane Siqueira, Luciene de Freitas, Thelma Linhares, Maria Amélia de Almeida, Socorro Miranda, Isabelle Leite, Paulo Moura, Bruno Piffardini, Marcos DMorais, Edgar Diniz, Luciano Pontes e Adriana Millet. O evento acontece anualmente na unidade de ensino.

Os estudantes têm acesso a algumas obras desses escritores através do Programa Manuel Bandeira, como, por exemplo, os livros de Luciano Pontes que são distribuídos aos alunos.

Desde março, obras dos autores que participarão do 4° Concerto de Leitura estão sendo trabalhadas dentro das salas de aula. A Escola Municipal Oswaldo Lima Filho possui uma média de 850 alunos, com estudantes do 1º ano do primeiro ciclo (1ª série) até o 2° ano do 4° ciclo (8ª série).

MANUEL BANDEIRA - O Programa Manuel Bandeira, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seel), distribui Kits com livros didáticos, infanto-juvenis e paradidáticos – adquiridos com recursos da Prefeitura do Recife, aos estudantes das escolas municipais. Além disso, os exemplares continuam sendo disponibilizados aos alunos do ensino fundamental, infanto-juvenil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este ano, o kit está composto por quatro livros de autores variados, inclusive pernambucanos, e livros-brinquedo – com formato de bichinhos de pelúcia ou produzidos em papelão com ilustrações grandes para as crianças do berçário com a proposta de prepará-las para o contato futuro com a leitura.

Serviço:
4° Concerto de Leitura
Escola Municipal Oswaldo Lima Filho
Avenida Domingos Ferreira, 1040 – Pina.
Fone: 3355.3928 / 3355. 3929

Confira a programação completa de todos os dias aqui.