Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 26.04.17 - 17h07

Estudantes da rede municipal visitam exposição “O Recife através dos tempos”

img_alt

Até o fim do mês de maio, mais de 500 alunos das escolas municipais vão conhecer a mostra, que está aberta ao público até 4 de junho (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Trinta e seis alunos da Escola Municipal da Iputinga visitaram, nessa quarta-feira (25), na Caixa Cultural do Recife, no Recife Antigo, a exposição “O Recife através dos tempos”, do artista plástico pernambucano Terciano Torres. Até o fim do mês de maio, mais de 500 alunos do 4º ao 9º ano da rede municipal de ensino do Recife vão conhecer a mostra. Aberta ao público até 04 de junho, a exposição reúne 43 painéis em bico de pena (nanquim) coloridos por computador, que retratam as transformações urbanas, geográficas e culturais do centro histórico recifense desde 1537 aos dias atuais.

Terciano Torres disse que fica muito feliz quando vê que seu trabalho está sendo apreciado pelos visitantes, especialmente os mais jovens. “Trata-se de um trabalho de pesquisa, uma biografia visual que mostra a história da cidade de uma forma cronológica, facilitando a compreensão”, ressaltou o designer. Ele acredita que, aprender com o passado, inclusive com os erros, é uma forma de projetar um futuro melhor.

Encantados com a visita, os alunos prestavam atenção em todos os detalhes explicados pelos monitores da mostra. “É uma forma divertida de aprender mais sobre a história da nossa cidade. Achei os desenhos muito bonitos, com detalhes que nunca vi nem pela internet”, confessou Marcelle de Lima, de 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal da Iputinga.

Já o aluno Vitor Leandro, de 16 anos, também do 8º ano, destaca a evolução dos fatos como a característica mais importante do trabalho de Terciano Torres. “As diferenças de um painel para o outro nos ensinam o quanto a cidade mudou nesses quase 500 anos. É uma bela aula de história de uma forma que eu nunca tinha presenciado antes”.

A exemplo de seus alunos, a professora Dulcilene Medeiros mostrou-se apaixonada pela exposição. “Além de bonitos, os painéis têm um visual atraente e muito fácil de ser assimilado. São desenhos lúdicos, descontraídos e até informais, o que acaba sendo de uma compreensão didática impressionante. Vou tentar voltar sem os alunos para apreciar melhor todos os detalhes da obra”, ressaltou.  

TERCIANO   O artista plástico Terciano Torres nasceu no Recife e passou a infância em São Luís, no Maranhão. Os patrimônios histórico e arquitetônico das duas cidades foram determinantes para o artista. Utilizando-se da técnica da macrografia, os mapas da evolução urbana dos principais centros históricos do Brasil que ele desenvolve possibilitam ao observador descortinar, de maneira lúdica e educativa, como, ao longo dos tempos, a paisagem cultural foi recebendo intervenções até chegar ao formato atual.