Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 26.04.19 - 19h21

Ação de empregabilidade atende pessoas com deficiência matriculadas na Associação Pestalozzi

img_alt

Atividade realizada pela PCR beneficiou também profissionais das comunidades próximas que estão em busca de trabalho (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (26), ação de empregabilidade voltada para pessoas com deficiência atendidas pela Associação Pestalozzi, situada no Cordeiro, bem como profissionais das comunidades próximas que estão em busca de trabalho. A equipe da Agência de Emprego prestou serviços gratuitos de orientação para o mundo do trabalho e intermediação de mão de obra, como inclusão no sistema público de emprego e identificação de vagas compatíveis. Diversas empresas parcerias participaram.

Aluna da instituição, Roseane da Silva Viana, 45 anos, que mora no Ibura, fez questão de participar da atividade. “A TIM está aqui fazendo cadastro e eu estou interessada. Quem sabe eu não consigo uma vaga?”, diz. Seu colega Sílvio Cesar da Silva, 41 anos, morador da Várzea, também foi atendido. “Já aprendi muita coisa aqui no Pestalozzi e gostaria muito de trabalhar”, conta.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH). “As pessoas com deficiência são 28% da população do Recife e é fundamental estimularmos a inclusão delas no mercado”, define a gerente-geral de Trabalho da STQE, Cristiane Guedes

A Associação Pestalozzi do Recife é uma entidade civil sem fins lucrativos, que oferece cursos e oficinas profissionalizantes para facilitar o acesso de jovens (a partir dos 14 anos) e adultos com deficiência intelectual ao mercado de trabalho. “O objetivo de nosso programa de qualificação profissional é a inserção dos aprendizes no mercado de trabalho formal ou informal. Oferecemos cursos como informática, estamparia em tecido, auxiliar de serviços gerais, atendente administrativo e culinária básica”, explica Berenilde Ramos, diretora da escola Olívia Pereira, que funciona na sede da entidade. No momento, são atendidas 149 pessoas.