Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 26.04.19 - 12h30

Festival de Atletismo reúne dezenas de jovens atletas no Parque da Macaxeira

img_alt

Evento realizado pela PCR incluiu provas de salto em distância e corrida nos 75m e 400m (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Dezenas de jovens atletas participaram, na tarde desta quinta-feira (25), do 2º Festival de Atletismo, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel). O evento incluiu provas de salto em distância e corrida nos 75m e 400m, como parte do programa Recife Esportes de Rendimento, que tem o objetivo de preparar atletas para competir em alto nível. As ex-atletas olímpicas Cisiane Dutra e Joanna Maranhão, que reforçam a equipe esportiva da PCR, marcaram presença.

O estudante Keven da Silva Santos, 14 anos, participa do Recife Esportes de Rendimento desde o início. No Festival, ele venceu as provas de salto, em que obteve as excelentes marcas de 1,88m e 2,01m, e de corrida. “Desde que comecei a treinar, melhorei muito meu desempenho e pretendo participar sempre de competições”, afirma o adolescente. Outra que vem se destacando nas atividades é Willyane Sara dos Santos Silva, que já ganhou até medalha de prata nos Jogos Escolares do Recife, também promovidos pela Prefeitura. “Gosto muito de correr e treino aqui duas vezes por semana”, afirma.

As atividades de atletismo no Parque da Macaxeira, dentro do programa Recife Esportes de Rendimento, são coordenadas pela treinadora Cisiane Dutra. “Além do nosso trabalho no dia a dia, eventos como esse são importantes para estimular a prática esportiva entre os jovens e descobrir talentos”, afirma a treinadora Cisiane Lopes, que disputou como atleta a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, na modalidade marcha atlética.

Para a ex-nadadora Joanna Maranhão, quinto lugar nas Olimpíadas de Atenas-2004 e atual gerente de Rendimento e Inclusão da Secretaria Executiva de Esportes do Recife, é importante inspirar as crianças a seguir a vida esportiva. “É muito importante para os jovens ter contato com duas atletas olímpicas. Eu, por exemplo, estava apenas começando quando encontrei Gustavo Borges e nunca esqueci a experiência”, conta.

INICIATIVA - Lançado em 2017, o Recife Esportes de Rendimento tem o objetivo de preparar atletas para competir em alto nível. As aulas de atletismo acontecem no Parque da Macaxeira, nas terças e quintas, das 8h às 9h30 e das 15h às 16h30. Já a escolinha de vôlei de praia funciona na praia de Boa Viagem e oferece aulas nas terças e quintas, das 16h30 às 17h30, e nas quintas e sextas, das 8h30 às 9h30.