NOTÍCIAS

| 26.05.11 - 18h33

Codecir orienta moradores do Córrego do Sargento sobre Simulado de Desastres

Quarenta famílias da comunidade estarão envolvidas na simulação de uma situação de risco

Agentes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) estiveram, na manhã desta quarta-feira (26), no Córrego do Sargento (Linha do Tiro), informando e orientando os moradores sobre a realização do Simulado para Preparação de Desastres, que acontece neste sábado (28). A atividade contou com a participação de 30 profissionais, entre técnicos do Programa Parceria nos Morros, Prometrópole e representantes da Cruz Vermelha. Quarenta famílias da comunidade estarão envolvidas na simulação de uma situação de risco, que envolve ainda a retirada das pessoas do local e o deslocamento para um abrigo.

Durante a ação da manhã desta quarta (26), os agentes detalharam a operação e explicaram de que forma cada pessoa poderá colaborar para o sucesso da simulação. “Queremos deixar todas as pessoas preparadas para ficarem atentos a cada passo do simulado e evitar que a desinformação provoque tumulto”, explicou a coordenadora da Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

O Simulado para Preparação de Desastres é uma iniciativa do Minsitério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe). A operação contará também com a participação da CTTU, Guarda Municipal, Samu, Orçamento Participativo, Protemetrópole, Iasc, Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha.

Para o coordenador do Departamento de Resposta a Desastres da Cruz Vermelha, Alisson Calixto, o simulado será uma boa oportunidade para estreitar laços entre o órgão e a Codecir. “Nós somos um órgão de apoio e estaremos à inteira disposição para colaborar com a Codecir no que for necessário. O simulado é uma ação muito salutar e pode ser o passo inicial para o estabelecimento de novas parcerias”, declarou.

Os moradores que participarão do Simulado veem com bons olhos a ação e acreditam que será uma oportunidade de experimentar, na prática, uma possível situação de risco, sabendo como agir. É o que acredita o autônomo Dionísio Rodrigues, que mora na rua Bismarck de Freitas. “Já que não temos como prever o que pode nos acontecer, devemos, pelo menos, estar preparados para qualquer situação. É muito viável essa iniciativa para que saibamos como proceder em determinado momento e até como poder ajudar quem precisar, se for o caso”, considerou. A ação informativa sobre o Simulado continua na manhã desta sexta-feira (27), quando as equipes da Codecir irão distribuir para as 40 famílias que participarão da ação, um kit com camisa, capa de chuva e um folder com orientações sobre o Simulado. O material deverá ser usado no dia da operação.