NOTÍCIAS

| 26.05.11 - 16h13

Prefeitura do Recife participa da implementação de Fórum sobre Economia Solidária

Encontro debate os rumos da economia solidária no Município, além da criação do regimento interno e da coordenação do Fórum

Foi realizada, durante a manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Faculdade Frassinette do Recife (Fafire), localizada no bairro da Boa Vista, a abertura do I Seminário do Fórum de Economia Popular Solidária do Recife. O objetivo é instalar o Fórum de Economia Popular Solidária do Recife (FEPS), com discussões sobre os rumos da economia solidária no Município, além da criação do regimento interno e da coordenação do Fórum. O encontro reúne empreendedores de economia solidária, entidades de apoio e fomento e gestores públicos dos níveis estadual e municipal organizados em rede.

Na mesa de abertura estiveram presentes o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti; a representante da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária, Rosa Carolina Reis; a representante do Fórum Nacional de Economia Solidária, Ana Dubeux; a representante do Fórum Estadual de Economia Popular Solidária, Carla Lorena; a diretora adjunta de extensão da Fafire, Inez Fornari; a representante das entidades de apoio e fomento, Adélia Albuquerque; e o representante dos empreendimentos, Jorge Sena.

A chefe de seção de Economia Solidária da Superintendência do Trabalho, Rosa Carolina Reis, comentou que o FEPS sempre foi uma reivindicação dos empreendedores. Ela explicou que “a criação do Fórum está sendo um registro do que já vinha acontecendo na Cidade. Com a implantação da entidade, a tendência é de que os grupos fiquem mais organizados, proporcionando um maior desenvolvimento para os empreendimentos”.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, iniciou as apresentações na mesa de abertura falando sobre a dimensão e importância da economia solidária para o Município. Para ilustrar esse valor contou: “durante a inauguração de uma nova unidade industrial atuante no ramo do aço, em Pernambuco, foi divulgado que 90% da matéria prima utilizada é adquirida por meio da reciclagem. E quem fornece esse material são as cooperativas e as associações que trabalham em condições bastante adversas”. O secretário concluiu informando que a criação do Fórum é importante para que, a partir das propostas debatidas no encontro, a Prefeitura do Recife possa implementar políticas públicas que fortaleçam a economia solidária no Município.

A representante do Fórum Nacional de Economia Popular e Solidária e professora da UFRPE, Ana Dubeux, falou da satisfação que sente em cada debate sobre a temática e comentou sobre a articulação entre os setores: “o que é importante é a unidade, é o modo como podemos estabelecer as relações entre as políticas públicas nacional, estadual e municipal e os espaços de discussão e de articulação dos envolvidos com o setor”. Ela informou que uma pesquisa preliminar detectou 22 mil grupos e dois milhões de empreendedores espalhados em todo o Brasil. Pernambuco conta com 1,5 mil empreendedores.

A implementação do Fórum para os empreendimentos é fundamental para a atuação no estímulo ao desenvolvimento e disseminação dos empreendimentos no Recife”, explicou o representante dos grupos, Jorge Sena. Segundo ele, o Fórum municipal irá contribuir e fortalecer o Fórum estadual. O seminário conta com a parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; da Superintendência Regional do Trabalho; Ministério do Trabalho e Emprego; e do Banco do Brasil; e é apoiado pela Fafire e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

O evento continua nesta sexta-feira (27), das 8h às 17h. Pela manhã, uma caminhada seguirá da Fafire até a Assembleia Legislativa, onde acontecerá uma audiência pública sobre a Economia Solidária. À tarde, na faculdade, será realizada a votação do regimento interno e a composição da coordenação do FRPS.