NOTÍCIAS

| 26.05.11 - 19h27

Secretaria da Mulher reúne servidoras municipais em Pré-conferência

Até agosto, 17 encontros acontecem em todas as RPA’s do Recife

Por Marcos da Silva

A Secretaria Especial da Mulher promoveu, na tarde desta quinta-feira (26), no antigo galpão da Petrobrás, anexo ao edifício-sede da Prefeitura do Recife, a 1ª Pré-conferência das Servidoras Municipais. O evento é um preparatório para que as mulheres se apropriem do direito de reivindicar melhorias em sua cidadania, que serão discutidas na 5ª Conferência Municipal da Mulher, em agosto.

É um grande desafio reunir mulheres e fazer política. Recife tem um grande déficit com as mulheres servidoras. O processo de valorização da categoria é um compromisso que o prefeito João da Costa assumiu conosco”, acentua a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

Até o momento, foram realizadas outras duas Pré-conferências, que aconteceram nas escolas municipais Professor Aderbal Galvão, no Vasco da Gama – que reuniu 75 mulheres e elegeu 15 delegadas – e Professor Antônio de Brito Alves, no Bongi – que agrupou 110 pessoas e escolheu 20 delegadas. O processo de escolha das delegadas que representarão as colegas de todas as Regiões Político-administrativas (RPA’s) e servidoras do Recife é calculado na proporção de cinco participantes para uma eleita.

Durante a 1ª Pré-conferência das Servidoras Municipais foram debatidos os seguintes tópicos: a qualificação profissional; o assédio moral; a saúde do sexo feminino; a habitação; as creches; o perfil e a valorização das servidoras. No dia 07 de julho, o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, abrigará a 2ª Pré-conferência das Servidoras Municipais.

Temos um gestor que tem contribuído para as políticas públicas para as mulheres. Nos antecipamos em um ano nos preparatórios para a Conferência. Fizemos um projeto para as secretarias Especial da Mulher e de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, que contribuiu com R$ 98 mil. A Prefeitura completou o montante, totalizando R$ 167 mil, que serão gastos com as Pré-conferências”, reforça Rejane Pereira. Os principais assuntos discutidos nas Pré-conferências Municipais das Mulheres são: educação; saúde; enfrentamento à violência; gênero e igualdade racial; trabalho e renda; participação e controle social.

A 5ª Conferência Municipal da Mulher já tem data e local definidos. Acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Auditório G-1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na rua do Príncipe, 526, Boa Vista. Na abertura (25), o encontro começa às 13h e se estende até as 21h. Nos dias subsequentes, o início se dá às 14h, finalizando às 17h. A estimativa da Secretaria Especial da Mulher é eleger 530 delegadas nas 17 Pré-conferências e aglomerar 3,5 mil mulheres na 5ª Conferência.