NOTÍCIAS

Turismo | 26.05.16 - 16h07

Cemitério de Santo Amaro é tema de roteiro do Olha! Recife

img_alt

Neste domingo, passeio a pé será dedicado ao cemitério construído em 1851, a partir de um projeto do arquiteto francês Louis Léger Vauthier. Passeio de bicicleta terá como tema o conjunto de monumentos barrocos da cidade (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O Olha! Recife, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que leva recifenses e visitantes para fazer passeios gratuitos pelas belezas do Recife, vai oferecer um roteiro para corajosos neste último fim de semana. O passeio a pé, realizado no domingo (29), será dedicado ao Cemitério de Santo Amaro, seus 140 mil m² e milhares de túmulos de famosos e anônimos.

Construído ainda nos idos de 1581, o cemitério teve seu projeto original elaborado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que conseguiu, anos mais tarde, arrancar elogios do célebre sociólogo Gilberto Freyre, por sua simetria e elegância.

Inicialmente, o cemitério acolheu pessoas vitimadas pelo surto da febre amarela e que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época. Hoje em dia, o cemitério dispõe de túmulos que se destacam pela suntuosidade, erguidos e trabalhados artisticamente, quase todos em mármore. Entre os mais visitados, está o da Menina sem Nome, que foi encontrada morta em 1970 no bairro do Pina, nunca foi identificada e passou a ser considerada milagrosa, atraindo milhares de pessoas todos os anos. O passeio começa às 9h e o ponto de encontro do grupo é o portão principal do cemitério.

No mesmo horário, sai da Praça do Arsenal o roteiro de bicicleta, que será dedicado aos monumentos barrocos da cidade, que formam um dos mais belos e ricos conjuntos arquitetônicos erguidos pela fé no Brasil. O passeio passará pela Capela Dourada, Basílica do Carmo e igreja de Santa Teresa D'Ávila.

Para participar dos passeios é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (27). Cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.



Programação:


Olha! Recife a Pé

Tema: Cemitério de Santo Amaro

Quando: Domingo (29), às 9h

Saída: Portão principal do Cemitério de Santo Amaro (Rua do Pombal)



Olha! Recife Pedalando

Tema: Conjunto monumental barroco do Recife

Quando: Domingo (29), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas