NOTÍCIAS

| 26.05.17 - 17h10

Projeto Tô na Rede é lançado no Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Encontro com profissionais de bibliotecas do Estado focou na troca de informação e comunicação para transformar a vida das pessoas (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A terça-feira (23) foi dia de encontro e lançamento no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. Profissionais de bibliotecas públicas e privadas do Estado estiveram no equipamento para participar do Mobiliza Pernambuco (MOB PE). Na ocasião, o MOB PE lançou o projeto "Tô na Rede" no Estado, cuja proposta é engajar o maior número de pessoas na construção de uma nova sociedade, fortalecendo a cidadania cultural, por meio das bibliotecas, principalmente as públicas. O foco é atender cada vez mais às necessidades de informação da sua comunidade e juntos transformar as vidas das pessoas ao seu redor. O evento foi uma parceria do Instituto de Políticas Relacionais, a Fundação Bill e Melinda Gates com a Rede de Bibliotecas pela Paz, da Secretaria de Segurança Urbana do Recife.

O encontro contou com palestras e apresentações de diversos profissionais do Brasil e um do exterior. De Medellín, Colômbia, veio Jorge Melguizo, consultor em gestão pública, projetos urbanos e cultura. Numa descontraída apresentação sobre as mudanças na sua cidade, o palestrante mostrou como os livros foram protagonistas. "Quando se lê pouco, se atira mais", disse durante a explanação, mostrando que em 20 anos a cidade se tornou referência em construir bibliotecas e espaços públicos de excelência na periferia do município.

Essa ideia comunga com a missão do Compaz, que é levar cidadania e oportunidades às áreas vulneráveis da cidade. As bibliotecas municipais da Rede de Bibliotecas pela Paz - as Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela, a Afrânio Godoy, do Compaz Eduardo Campos e a Jornalista Carlos Percol, do Compaz Ariano Suassuna, trabalham sob a perspectiva de serem pontes de transformação. "Essa iniciativa do Tô na Rede mostra como a sociedade precisa despertar para a importância da biblioteca na vida do cidadão, na evolução dele. A gente percebe em encontros como esses que as pessoas estão dispostas a trabalhar, incrementar e formar pessoas em torno dos livros", comentou Deborah Echeverria, Gerente Geral da Rede de Bibliotecas pela Paz.

Márcia Maria Rodrigues da Silva trabalha no Sesc Santo Amaro e na biblioteca municipal da Prefeitura de Ipojuca e destacou a relevância da vivência do Tô na Rede. "Além de mostrar que a biblioteca daqui do Compaz é referência, a gente tá trocando figurinhas com outros profissionais de Pernambuco. Eu tenho certeza que essa rede vai dar certo. Estamos aqui para isso", vibrou a bibliotecária. "Estive aqui no Compaz Ariano Suassuna na inauguração e voltei hoje. Então, quando a gente vê a biblioteca com crianças e jovens fazendo uso do espaço é muito gratificante para quem é da área", observou Márcia.

Já Maria de Fátima Coutinho de Andrade Beltrão veio da zona da Mata Norte. "Trabalho há quatro anos na biblioteca municipal de Paudalho e quase 39 anos com educação no serviço público. Estou aproveitando muito. A gente sai daqui com mais bagagem, enriquecida. O conhecimento, a educação deve unir o tradicional com o moderno. Como a biblioteca do Compaz, que tem os dois. É assim que avalio que deve ser a formação de um cidadão nos dias de hoje", defendeu.

Entre os palestrantes, participaram Tatiana Feltrin, booktuber; Tássia Reis, rapper; Bibi Tatto, youtuber, Adriana Ferrari, especialista em sistemas de informação; Jorge Melguizo, consultor em Gestão Publica na Colômbia; Esmeralda Ortiz, jornalista e escritora; e vários profissionais envolvidos nas temáticas abordadas. Para encerrar, teve show com Nena Queiroga e os Batuqueiros do Silêncio.