Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.05.17 - 13h44

Vacinação contra o Influenza vai até 9 de junho

Campanha foi prorrogada nacionalmente. Postos volantes da Secretaria de Saúde do Recife serão relocados. Haverá ações neste fim de semana

 

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, que se encerraria nesta sexta-feira (26), foi prorrogada nacionalmente por decisão do Ministério da Saúde. Com isso, a aplicação das doses no Recife irá até 9 de junho. Antes mesmo da decisão, a Secretaria de Saúde da capital já estava com ações programadas para este fim de semana em várias áreas da cidade. Até a manhã desta sexta-feira, a cobertura no Recife estava em 55,72% do público-alvo, com 200.846 doses aplicadas.

Neste sábado (27), haverá aplicação das doses na Escola Pintor Lauro Villares, em Roda de Fogo, de 8h às 12h; na Igreja Universal do Reino de Deus, no Pina, de 8h às 11h, na Escola Costa Porto, no Coque, de 8h às 11h, e na Igreja do Convento de São Félix de Cantalice (Capuchinhos), no Pina, também de 8h às 11h. Neste domingo, a ação será no Marco Zero, no Bairro do Recife, durante o Recife Antigo de Coração, de 8h às 16h.

Os postos volantes, que contribuíram para o reforço da campanha na capital, nesta última semana, serão redirecionados para áreas em que houve baixa adesão. Os novos locais serão divulgados na próxima segunda-feira (29) pela Secretaria de Saúde do Recife.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas - mulheres que tiveram bebê recentemente -, maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada fazem parte do grupo prioritário para receber a dose. Professores precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica.

Influenza - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz.