NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.11 - 01h52

Ciclo Junino do Recife chama atenção até de quem mora distante

Entre os atrativos estão a vasta programação que privilegia a tradição do forró e ritmos nordestinos e a ampliação da oferta de polos descentralizados

A Prefeitura do Recife montou a programação junina da cidade com artistas e apresentações culturais que valorizam o São João tradicional. O tradicionalismo tem recebido grandes elogios tanto dos artistas que se apresentam na cidade quanto do público.

O pé-de-serra do Palco Arsenal do Forró, no Bairro do Recife, por exemplo, reuniu pessoas que há muito tempo não vinham ao Estado. O médico pernambucano Ricardo Lins não visitava o Recife há 15 anos, quando foi trabalhar em Brasília. Em um breve retorno à terra natal, aproveitou para curtir o ciclo junino na capital pernambucana. “Não gosto de festas badaladas. Sinto-me mais à vontade em festas aconchegantes como esta. Vim neste sábado (24) para cá e gostei muito. É um evento bastante organizado. Além do mais, tive a oportunidade de assistir a um show da cantora Isaar e adorei. Só a havia visto na televisão”, comentou.

Os amigos Jocasta Cristina e Brian Peedles, que estavam arriscando alguns passos de forró pé-de-serra, vieram com a família para curtir o São João do Recife. Eles também aprovaram a programação. A jovem roqueira de 22 anos nasceu em Pernambuco, mas há 11 vive em São Paulo. Ela afirmou ter gostado do contato com a cultura local. “Aprovei o pé-de-serra, o São João e as comidas típicas, como a pamonha. Lá só conhecia o cural de milho (canjica)”, falou a jovem.

Brian Peedles viveu no Brasil até os seis anos de idade, passando parte da infância e adolescência no Texas, Estados Unidos. Filho de uma pernambucana, voltou ao Brasil 19 anos depois para resolver questões pessoais e aproveitou a oportunidade para curtir o São João, do qual guardava poucas lembranças na memória. “Só agora estou conhecendo o melhor da festa: a música”, comentou o estudante. Brian afirmou ainda que gostou muito da estrutura da festa ao ar livre.


ASSUNTOS: