NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.11 - 01h06

Final de Concurso de Quadrilhas Juninas da PCR enfeita o Geraldão

Coreografias esbanjaram beleza e emocionaram o público

Por Jamile Conceição

O público que compareceu ao Ginásio Geraldo Magalhães (Geraldão) na noite deste sábado (25) conferiu de perto toda a beleza e plasticidade de seis finalistas do Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura do Recife. A eliminatória do Grupo 1 proporcionou à plateia a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura nordestina.

As quadrilhas que se apresentaram no local deram um show de beleza, organização, simpatia e muita dança. As pessoas vibraram com os integrantes dos grupos Raio de Sol, que se apresentou com o tema “Tal e qual, nada é igual” e Sanfona Branca, com “Amor, festa e devoção”. A terceira atração da noite foi a Dona Matuta, bastante aplaudida com “A luz do São João” e o jogo de luzes que encantou a quem assistia ao espetáculo.

Em seguida apresentou-se a quadrilha 100 Hora Nordestina, com o título “ Nordestinês, não troco meu oxente pelo seu ok”. A Zabumba ocupou a quadra logo após, destacando o tema “Até que a morte os separe”. Fechando o ciclo, Junina Traquejo desdobrou a temática “O reinado nordestino”.

Entusiasmado com as apresentações, o público parecia visivelmente feliz com a evolução das coreografias. Ana Maria Silva, 49 anos, moradora da Caxangá, contou que é a primeira vez que participa do evento. Ela levou a netinha de dois anos para o Geraldão. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de conhecer essa festa maravilhosa. Todas as quadrilhas são muito belas e estão de parabéns”, disse.

Outro espectador satisfeitíssimo foi Marcos Monteiro, 24, morador de Jaboatão dos Guararapes. “É a primeira vez que venho assistir ao concurso e sinto uma enorme emoção. Todo mundo deveria conhecer um pouco dessa festa maravilhosa”, afirmou. O Concurso de Quadrilhas Juninas teve início no Sítio Trindade na última semana. Neste domingo (26), haverá a última série de apresentações das finalistas. O resultado da competição será conhecido na próxima terça-feira (28), às 10h, no Cine-Teatro Apolo, Bairro do Recife.