NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.11 - 00h50

Parque Dona Lindu é palco para expoentes do forró pernambucano

Anastácia abriu a noite que ainda teve Forró da Nação e Paulinho Leite

Por José Gomes Neto

O Parque Dona Lindu, Zona Sul do Recife, é celebrado pela população da capital pernambucana como o mais novo polo do São João do Recife. Abrindo a programação da noite deste sábado (25), uma apresentação de quadrilha junina para acender o público. Entre alavantús e anarriês, houve a exibição da Lumiar, do Pina. O clima foi ideal para receber a elétrica e experiente Anastácia. Dona de um estilo único, ela sacudiu a poeira. “É ótimo fazer parte de um São João com qualidade e diversificação”, elogiou a artista.

O show de Anastácia serviu para brindar o bom público presente ao Parque Dona Lindu, que a exemplo da Praça de Boa Viagem, são dois polos estreantes na programação do São João do Recife. Logo em seguida foi a vez do Forró da Nação também estrear nos festejos juninos. Com cinco anos de estrada, eles apresentaram o seu mais recente trabalho: “Radiola de ficha”. “São músicas ambientadas na gafieira e na boemia”, explicou o vocalista e violonista Edgar Júnior.

Por fim, o sertanejo de Arcoverde Paulinho Leite mostrou o seu excelente trabalho com xote, xaxado, baião e forró. Todos pareciam satisfeitos com as opções musicais que ali se apresentaram. “É bom pra gente poder assistir artistas locais de qualidade e curtir o São João com os amigos e familiares”, opinou a gerente financeira Maria Aparecida, 35 anos, acompanha da sua família.

Anastácia - São 71 anos de vida, completados no dia 30 de maio, e 56 de uma vasta carreira artística. Morando em São Paulo há mais de 10 anos, e com uma agenda profissional itinerante por cidades das regiões Nordeste e Sudeste, ela agora está inserida no circuito do São João do Recife. Assim é a existência de Lucinete Ferreira, ou melhor, Anastácia. Pernambucana do Recife, ela nasceu no bairro da Macaxeira, Zona Norte. “Minha raiz sempre será colocada em primeiro plano”, confessa, orgulhosa de sua longa e próspera carreira.

Sobre o forró, ritmo que a consagrou no mundo da música popular brasileira, Anastácia contou que são 210 músicas compostas em parceria com o mestre Dominguinhos. Porém, ao todo, já são quase 800 letras compostas. Já os discos atingiram a incrível marca de 45 gravados, entre vinis e CDs. A novidade é um livro autobiográfico intitulado “Eu sou Anastácia!”, lançado em maio deste ano. “Canto forró há mais de 50 anos, mas nunca me canso de fazer o que mais gosto”, revelou, bastante convincente.