NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 26.07.17 - 19h41

Evento de integração marca início do semestre letivo das escolas profissionalizantes da PCR

img_alt

Atividade reuniu cerca de 160 diretores, professores e instrutores das unidades de ensino e a equipe de gestores da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Cerca de 160 diretores, professores e instrutores das escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife participaram, na tarde desta quarta (26), de um evento de integração com a equipe de gestores da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. A atividade aconteceu na Escola Dom Bosco, em Casa Amarela, e marcou o início do semestre letivo nas 17 unidades municipais de ensino que atuam na área de qualificação profissional.

A gerente-geral de Qualificação da SDSMA, Miriam Dubeux (também responsável pelo Prouni Recife), fez a abertura do evento e destacou a importância da integração para o trabalho da Secretaria, que foi criada no início do ano. “A pasta foi criada para atrelar o desenvolvimento econômico à questão da sustentabilidade, interligando as áreas de qualificação profissional, tecnologia, meio ambiente, empreendedorismo e emprego. Toda a equipe está empenhada em fazer a qualificação crescer”, afirmou.

A programação de início do semestre inclui também visitas ao Jardim Botânico do Recife e palestras sobre temas como juventude, drogas e livre orientação sexual. A gestora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte), Ledjane Sales, explicou que os alunos matriculados nos cursos profissionalizantes em áreas como vestiário, artes e alimentação podem entrar no programa. “Os estudantes podem ter experiências práticas de vendas e negócios nas feiras do Prodarte e até tirar a Carteira Nacional de Artesão”, ressaltou.

Por sua vez, a gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo, falou sobre a iniciativa da PCR, que orienta as pessoas sobre temas como formalização de empresas, créditos produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), microempresas e empreendedores informais. “Os cursos profissionalizantes são fundamentais para qualificar o empreendedor. Atendemos no andar térreo da Prefeitura, na avenida Norte e nos Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna”, aponta.

Participaram também o chefe de Gabinete da SDSMA, Gustavo Monteiro, o gerente-geral de Sustentabilidade, Alexandre Ramos, e a gerente de Tecnologia, Alexandra Braga. Ao final, houve palestra com a psicóloga Ana Patrícia Barbosa, pós-graduada em Qualidade de Vida do Trabalhador.