Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 26.07.18 - 19h38

Energia de sobra na abertura do 11º Jogos da Pessoa Idosa do Recife

img_alt

Abertura da programação aconteceu nesta quinta-feira e segue até o dia 4 de agosto (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Muita dança, música e animação. Foi assim que teve início a 11º edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife, nessa quinta-feira (26). A ação é promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e do Conselho Municipal de Direitos e Defesas da Pessoa Idosa.
 
Na abertura de solenidade, que aconteceu no Clube Português, nas Graças, a secretária executiva de Esportes, Yane Marques, expressou a expectativa para os  Jogos e a admiração pelos atletas participantes. “A festa de abertura mostra o quanto animado vão ser os Jogos. É uma verdadeira lição de como envelhecer com qualidade de vida, alegria e muita vontade de viver”. A festa contou com ritos tradicionais de abertura, desfile dos atletas e tocha olímpica
 
Genilda da Silva, de 63 anos, da Associação dos Idosos do Recife, comenta a importância do evento. “É um verdadeiro estimulante de autoestima, faz um bem enorme para a gente”. Também animada com o início das programações, Marisa Gonçalves, de 65 anos, do grupo Esperança, do bairro do Ibura, conta sobre os benefícios da participação. “Já é segunda vez que participo, é um passatempo de muita alegria para a gente”.
 
“Sou apaixonada por esportes. Os Jogos acabam nos oferecendo interação com o próximo, saúde, bem-estar e muita alegria.”, afirma a participante Tereza Gomes, de 61 anos, grupo Alegria de Viver do Centro Social Bidu Krause.
 
São 34 grupos de convivência participando, totalizando 950 participantes. A programação dos Jogos da Pessoa Idosa tem como proposta a valorização da qualidade de vida, além do estímulo à prática esportiva e o bem-estar de pessoas com a faixa etária a partir dos 60 anos.
 
Na manhã desta sexta-feira (27), as atividades seguem para o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. Yoga, bocha, entre outras atividades estão garantidas na programação. No domingo (29), a diversão chega nas ruas do Recife Antigo. Com a tradicional caminhada, junto com a presença da frevioca e música por conta da orquestra de frevo. Nos dias 31 de julho, 02 e 03 de agosto, também no Compaz do Cordeiro, acontecem as modalidades esportivas adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, dominó, damas, hóquei e muito mais, a partir das 8h.
 
Na quarta-feira (01), as atividades chegam ao Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no Bairro de Boa viagem. A programação da noite conta com mostras culturais dos grupos de convivências de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Dança, canto e poesia fazem parte da apresentação própria dos participantes.
 
 
O encerramento dos Jogos Da Pessoa Idosa do Recife 2018 será no sábado (04), na AABB, no Bairro das Graças. Cerimônia de encerramento, premiação e baile com orquestra de frevo encerram o ciclo dos jogos. No ano passado, os Jogos da Pessoa Idosa contou com 800 inscritos. A programação tem como proposta a valorização da qualidade de vida, além do estímulo à prática esportiva e o bem-estar de pessoas com a faixa etária a partir dos 60 anos.