Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.07.18 - 17h00

Recife participa do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

 O evento, um dos mais importantes fóruns de discussão da Saúde Pública do País, ocorre em Belém, no Pará

 

Equipe da  Secretaria de Saúde do Recife - gestores, trabalhadores, representantes das políticas municipais de saúde - participa até hoje (27) do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que abriu na quarta-feira (25), na cidade de Belém, no Pará, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Este ano, o evento comemorou os 30 anos do Conselho Nacional dos Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a história de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), com abordagem da trajetória e sobre a importância da entidade para a saúde pública do país.

"A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde" foi o tema central dos debates, com uma participação de mais de cinco mil congressistas, segundo a organização. O Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, participou da abertura e da reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do Conasems (Conares), momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

No congresso, a Rede de Saúde Municipal concorreu na primeira sessão de premiação da XV Mostra Brasil aqui tem SUS, com o "Relato de Experiência sobre a metodologia para elaboração dos objetivos e metas do Plano Municipal de Saúde do Recife", apresentado pelo diretor Executivo de Planejamento e Orçamento na Gestão da Informação, Dilermano Alves Brito. 

O Congresso também contará com a tradicional Feira "Brasil, aqui tem SUS", com estandes dos Colegiado dos Secretário Municipais de Saúde (Cosems) e dois espaços exclusivos para exibição das experiências das regiões Norte e Nordeste. Uma exposição mostrou o acervo do sanitarista Gilson Carvalho durante os 3 dias de evento. A 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS deu a oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de saúde, com a proposta de divulgar o SUS que dá certo e servir para inspirar gestores e profissionais de saúde. 

Cerca de 300 trabalhos foram apresentados oralmente pelos autores, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores. Os melhores projetos por região foram premiados com o valor de R$ 10 mil . Os que se destacarem por estado serão registrados em vídeo na próxima temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os outros premiados por tema e por sala foram contemplados com medalhas e certificados.