Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.18 - 19h35

Último fim de semana de férias com grafite, música, dança, trilhas ecológicas e exposições de arte gratuitas no Recife

img_alt

Uma variada programação cultural, ecológica e esportiva será oferecida nos espaços e equipamentos públicos da cidade neste fim de semana, com destaque para o R.U.A., que transforma o Recife Antigo numa verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto neste domingo (29) (Foto: Mauricio Ferry/Cortesia)

 

Grafite, música, dança e práticas esportivas tomam conta do asfalto no fim de semana recifense. Neste domingo, o Recife Antigo recebe o Festival R.U.A.- Recife Urbana Arte. A intensa e diversificada programação cultural gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Mas os recifenses já têm motivo de sobra para curtir os espaços e equipamentos públicos a partir de amanhã (26).

No Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do mais pernambucano dos gêneros musicais, tem atração já a partir de sexta, Renato Bandeira & Som de Madeira se apresentam dentro da programação gratuita da Hora do Frevo, que acontece no hall de entrada do museu a partir do meio dia. O grupo é formado por Renato Bandeira (guitarra, violão e viola de 10 cordas), Augusto Silva (bateria), Hélio Silva (baixo) e Júlio César (acordeon) e mistura jazz às sonoridades nordestinas.

No sábado (28) e domingo (29), o equipamento convida os recifenses a caírem no passo. Das 14h às 17h, o Paço oferece uma vivência de frevo, que os visitantes podem fazer após o passeio pelo museu. Informações: 3355-9500.

No Museu da Cidade, o sábado encerra a programação de férias oferecida pelo equipamento. Depois de passear pela exposição Cinco Pontas, que conta a história da fortificação recifense, os visitantes podem participar, às 15h, de uma oficina gratuita de origami, com Rayza Bazante. Informações: 3355-9540.

Para surfistas e também para os demais recifenses, a Galeria Janete Costa também é um pico imperdível neste fim de semana. Está em cartaz no equipamento, gerido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura, o a exposição Danger, do artista visual francês Serge Huot. O artista, que mora no Brasil desde 1980 e começou a carreira no Recife, apresenta um conjunto de obras que relaciona a prática do surf com questões ambientais. A Janete Costa funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Mais informações: 3355-9825.

No MAMAM, duas exposições estarão em cartaz neste fim de semana: A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda de rock recifense, e ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa, que questiona a forma como o espaço urbano vem sendo estruturado e teve sua temporada prorrogada até o próximo dia 15 de agosto. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do museu é das 13h às 17h, no fim de semana.

No Teatro Hermilo Borba Filho, o espetáculo Vestidos e Sapatos, adaptação de Carlos Carvalho ao conto homônimo de Hermilo, estará em cartaz no sábado e domingo, às 19h30. A peça, apresentada durante a Semana Hermilo, promovida pela Prefeitura para celebrar um dos maiores escritores e homens de teatro que o Nordeste produziu, conta a história da negra Esmeridiana na luta por vestidos e sapatos, que se passa, como quase tudo que Hermilo escreveu, na pulsante Palmares do seu imaginário. A produção é do Coletivo Construtores de Histórias e Produções Paralelas. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 30.

No domingo, todos os caminhos que a arte toma para se expressar nos espaços urbanos conduzem ao Recife Antigo. Das 9h às 21h, o bairro estará repleto de programações e atrações para todos os públicos e idades. Na Rio Branco, vai ter dança contemporânea, com o espetáculo Diário das Frutas, dirigido pelo bailarino Dielson Pessoa, ex-bailarino da Companhia Déborah Colker, além de apresentações de tecido aéreo com a Cia de Acrobacia Aérea Penduricalho, de Camila Gatis, números de mágica com Wally Garret, dança de stileto (com salto alto), performances de estátuas vivas, além de grandes atrações musicais, como o DJ KL Jay (do grupo Racionais MCs).

Na Marquês de Olinda, terá ainda pólo esportivo, com várias modalidades contempladas, como showball (modalidade do futebol), skate/patins, slackline e parkour. O R.U.A. vai contar também com programação especial para os pequenos, com atrações como Tio Bruninho, das 15h30 às 16h30, além de brinquedos infláveis, oficina de pintura corporal, oficina de Slime e outras atividades recreativas. Confira a programação completa clicando aqui: https://bit.ly/2v7gMmj.

O Olha! Recife, também da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, convida os recifenses para dois passeios no fim de semana: de catamarã, às 9h do sábado, pela região central da cidade, e a pé, às 9h do domingo, com destino aos antigos relógios que ditam o ritmo do cotidiano nas paisagens recifenses. As inscrições serão nesta sexta-feira, a partir das 9h, pelo site:www.olharecife.com.br.

Meio Ambiente – No Econúcleo do Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico, vai ser verde o último fim de semana do recesso escolar de julho, com as Ecoférias, uma programação especial montada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA). Durante todo o sábado e todo o domingo, serão oferecidos espetáculos teatrais, trilhas, exibição de curtas, oficinas e contações de história.

Também tem programação de férias, das 15h às 18h, nos Parques Santana e Santos Dumont, no sábado, e nos Parques Macaxeira e Caiara, no domingo. As atividades, gratuitas e a céu aberto, fazem parte do Recife Férias, projeto  da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que se despede da cidade neste derradeiro fim de semana preguiçoso de julho.