Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.08.18 - 11h39

Jovens concluem curso de formação de lideranças juvenis

img_alt

A turma foi preparada pela PCR e UFRPE para atuar no campo das políticas públicas de juventude, como multiplicadora junto a outros jovens em diversas comunidades da cidade (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Vinte e seis jovens das seis Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs) concluíram, neste sábado (25), o curso de extensão “Juventudes e participação: voz e ação”, oferecido pela Prefeitura do Recife e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O encerramento aconteceu no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, na área central da cidade, onde a turma recebeu os certificados de conclusão do curso.

Foram quatro módulos da formação de 60 horas/aula com o objetivo de formar jovens recifenses de 15 a 25 anos em cidadania ativa na área de políticas públicas de juventude. A formação foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) da Prefeitura do Recife e o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ) da UFRPE, que é vinculado ao Departamento de Educação.

O curso foi ministrado por integrantes do GETIJ e da Secretaria Executiva de Juventude do Recife, além de especialistas convidados. Os jovens foram formados para atuar junto às comunidades no campo das políticas públicas de juventude, tornando-se lideranças juvenis a partir de aprofundamento de conhecimentos no campo econômico, social, político e cultural da cidade, além de atuarem como multiplicadores junto a outros jovens em diversas comunidades da capital pernambucana. 

A programação deste sábado começou com uma visita guiada pelo Museu da Cidade do Recife. Um historiador contou a história do forte, que na verdade tem apenas quatro pontas, foi construído pelos holandeses e já foi, além de fortificação de defesa, uma prisão e um quartel, até virar museu. Depois a turma seguiu para a cerimônia de entrega dos certificados, que contou com a presença do vice-prefeito, Luciano Siqueira.

“Foi muito rica essa parceria da Prefeitura com a UFRPE pra juntar saberes e promover boas ações pros jovens da nossa cidade. Esperamos que seja o primeiro de muitos cursos em parceria com a Rural”, disse Luciano.

Morador do Vasco da Gama, na RPA3, Athylas Accioly, de 18 anos, considerou o curso marcante em sua vida e disse ter visto a formação de uma verdadeira rede de jovens. “Conheci os direitos e deveres da juventude, aprendi a ser liderança ativa, fiz novas amizades, pude conhecer a realidade de outras RPAs e comparei com a situação de onde vivo. Em um dos módulos do curso, organizei um evento pra minha comunidade no Parque da Macaxeira, onde falamos sobre juventude negra. O curso foi um grande ganho na minha vida. Valeu demais a experiência”, avaliou Athylas, que integra o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife.

A secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, destacou que o momento de encerramento ultrapassa a entrega dos certificados. “Foi muito rico fazer a junção do saber popular, da academia e da juventude. O curso veio só pra assanhar, pra deixar o desejo de fazer outros, de formar mais gente. Cumprimos nosso objetivo de garantir formação em cidadania ativa para os jovens. Sem a força da juventude, a gente não tem como efetivar a política pública de juventude. A gente só tem a agradecer a cada um de vocês por tudo que vivenciamos”, disse a gestora.

 

O vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, considerou que a universidade conseguiu integrar bem a tríade ensino, pesquisa e extensão. “Com esse curso para os jovens, efetivamos a tríade e vimos o conhecimento que desenvolvemos na academia ter, de fato, concretude na vida das pessoas. É gratificante ver que contribuímos para o empoderamento da juventude, para que vocês se tornem protagonistas e cada vez mais tenham participação social, tornando-se agentes da transformação social”.