NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 26.10.15 - 15h24

Oficina de Futuro do Recife 500 Anos segue nesta terça-feira (27)

Mais de 200 pessoas já contribuíram com a construção da Visão de Futuro do Recife 500 Anos. As oficinas seguem até o dia 09 de novembro e as participação é gratuita.

 

A escuta popular do Recife 500 Anos continua e chega amanhã (27) a outros 27 bairros da cidade que fazem parte da Região Político Administrativa 3 (RPA3). A Oficina de Futuro da RPA3 será realizada no Centro Público de Casa Amarela, a partir das 18h, e o encontro é aberto ao público. Sob a coordenação da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), o Recife 500 Anos visa a elaboração de uma plano estratégico para o desenvolvimento de médio e longo prazo para a cidade. O horizonte trabalhado pelos técnicos é o ano de 2037, quando o Recife será a primeira capital brasileira a completar oficialmente 500 anos. O projeto é fruto de parceria firmada entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

Como você espera que esteja o Recife em 22 anos? Essa é a pergunta que norteia os encontros com a população e que seguem até o dia 09 de novembro. As contribuições sobre a educação, saúde, mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento econômico, meio ambiente, entre outros temas, são bem-vindos à construção do plano. A ideia é que todos se sintam envolvidos na construção do futuro da cidade e que ao final da elaboração do Recife 500 Anos seja possível o desenho real de projetos que possam ser executados no prazo de aproximadamente 20 anos.

A RPA3 é composta por 29 bairros: Aflitos; Alto do Mandu; Alto José Bonifácio; Alto José do Pinho; Apipucos; Brejo da Guabiraba; Brejo de Beberibe; Casa Amarela; Casa Forte; Córrego do Jenipapo; Derby; Dois Irmãos; Espinheiro; Graças; Guabiraba; Jaqueira; Macaxeira; Monteiro; Nova Descoberta; Parnamirim; Passarinho; Pau-Ferro; Poço da Panela; Santana; Sítio dos Pintos; Tamarineira; Mangabeira; Morro da Conceição e Vasco da Gama.

As Oficinas de Futuro têm o objetivo de captar informações que depois possam ser incorporadas à Visão de Futuro do plano. A escuta junto à população do Recife foi iniciada no dia 21 deste mês, passando pelos bairros da RPA1, RPA2, além de ter sido realizada também com os representantes  do Programa de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS). Até então já participaram  dos encontros o total de 261 pessoas. 

Recife 500 Anos - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Porto Digital. 

Sobre a ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao Recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Saiba mais detalhes sobre o trabalho da ARIES e do Recife 500 Anos no Facebook: ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, ou no site www.recife500anos.com.br.

 

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PLENÁRIAS

 

DATA

ENCONTRO

HORA

LOCAL

27/10/15

(Terça)

RPA 3

18h ás 22h

Casa Amarela – Centro Público de Casa Amarela (Av. Norte, 5600)

29/10/15

(Quinta)

RPA 6

18h ás 22h

Imbiribeira – Faculdade Universo

(Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2169)

04/11/15

(Quarta)

RPA 5

18h ás 22h

Afogados – Esc. Amaury de Medeiros

(Rua São Miguel, S/N)

05/11/15

(Quinta)

CONSELHOS SETORIAIS*

14h ás 18h

Forte das Cinco Pontas

09/11/15

(Segunda)

RPA 4

18h ás 22h

Madalena - Centro Paulo Freire

(Rua Castro Leão, S/N)