Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.17 - 15h57

Jaime Arôxa se apresenta hoje (26) no Teatro Barreto Junior

img_alt

Dançarino participa da mostra de coreografias, ao lado de artistas locais, no Teatro Barreto Junior, às 20h. Sétima noite de espetáculos do Festival de Dança do Recife contará ainda com espetáculo ZOE, no Teatro Apolo, às 21h (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

Representante dos mais ilustres da dança de salão no Brasil, Jaime Arôxa se apresenta hoje na 22ª edição do Festival de Dança do Recife, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

Nesta quinta-feira (26), sobe ao palco do Teatro Barreto Junior, Jaime Arôxa e a bailarina Bianca Gonzalez. O dançarino, que nasceu em Gameleira, no interior de Pernambuco, e já rodou o mundo estudando dança, apresentará tango e samba com a partner Bianca Gonzalez, no Teatro Barreto Júnior, dentro da mostra de coreografia que contará também com Lili Vidal e Kelson, Cristian Douglas, Cia Amazing, Jeferson Andrade e Munique Munir e Valdeck Farias, todos artistas de Pernambuco. O espetáculo começa às 20h.

A programação de hoje continua, às 21h, no Teatro Apolo, com o espetáculo ZOE, do grupo cultural de mesmo nome. Com estreia em junho de 2017, O espetáculo, dirigido pela artista da dança Francini Barros, aborda os instintos do ser humano como algo perdido na contemporaneidade. Zoe propõe pensar a vida animal, não somente simbólica ou metaforicamente, mas literalmente, como argumento poético para a construção da cena em sua qualidade de dispositivo cultural.

QUINTA NOITE- Ontem, a quinta noite do 22º Festival de Dança do Recife começou com o espetáculo Bumba Meu Boi, do Grupo Matulão de Dança. O grupo apresentou uma proposta artística que agrega teatro e dança, mesclando linguagens da cultura popular, inspirada nas brincadeiras do boi, presentes em todo o Brasil. De forma lúdica e inusitada, trouxe Mateus e Catirinas, o imaginário da morte e ressurreição do boi. O grupo foi criado em 2010, por integrantes da Quadrilha Raio de Sol, a fim de ampliar sua atuação ao longo do ano.

O economista Eduardo Torres, 67 anos, participou pela segunda vez do Festival de Dança ao lado da sua esposa. “Domingo viemos assistir e gostamos. Como adoro as tradições juninas e o Bumba meu Boi, não pude perder a oportunidade. O festival é maravilhoso por levar grandes espetáculos para todas as classes sociais, pois o valor é bem acessível. Estou amando”, disse. 

A presidente da Quadrilha Junina Raio de Sol, Alana Nascimento, 56 anos, foi aplaudir o grupo na primeira fila. “Esses meninos estão recebendo um prêmio nesta noite. Subir em um palco como o do Barreto Junior é uma grande vitrine. Incentiva a continuarem levando nossa cultura para todos os lugares.”

Para a estudante de enfermagem, Emylia Rodrigues, 21 anos, que dançou durante três anos na Quadrilha Raio de Sol, a noite foi de matar a saudade e rever os amigos.  “Foi a primeira vez que participei do festival. Adorei. O grupo atua e dança de forma que emociona a plateia, traz muita emoção em cada cena.”

No Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, a Mostra de Coreografias encantou o público. Artistas apresentaram diferentes coreografias de frevo, sapateado, tango, salsa, dança do ventre, dentre outros. A mostra teve a participação dos bailarinos: Claudio Sobral (PE), Igor Kisrcka (BH), Roberto Cristiano (PE), Cia do Frevo, Cia Carol Lemos de Sapateado (PE), Cia PE-Nambuco de Dança (PE). Fechando com chave de ouro, Jarbas Homem de Melo (SP) apresentou uma coreografia do musical Cantando na Chuva, em cartaz em São Paulo, que foi buscar inspiração na Broadway e mobiliza mais de 200 pessoas, entre bailarinos e equipe técnica.

Para a pedagoga Jaqueline Araújo, 46 anos, que já participou de outras edições da Festival de Dança, o evento tem grande importância para cidade. “Durante o festival,  a cultura pernambucana e a de outros lugares do Brasil são divulgadas, promovendo um intercâmbio cultural”, pontuou Jaqueline.

O estudante de teatro musical Adriano Abner, 22 anos, ficou muito satisfeito com toda a programação do festival. “Participei da oficina de Jarbas Homem de Melo e esta mostra fecha um ciclo de aprendizagem. Consegui relaxar, curtir e me inspirar. Todo mundo precisa de criatividade para enfrentar as adversidades da vida e a arte desperta criatividade no homem, por isso que esses espetáculos são essenciais em nossas vidas.”

Atração mais esperada da noite, o bailarino Jarbas Homem de Melo ficou muito feliz em participar pela primeira vez do Festival de Dança do Recife. “Desde segunda-feira, estou realizando a oficina de Teatro Musical e assistindo alguns espetáculos da programação. Nesta noite vou apresentar um solo que faço em São Paulo, onde posso cantar, dançar e interpretar, ou seja, uma mostra de tudo que apresentei na oficina nesses três dias. Adorei e me sinto muito feliz em participar de um festival tão importante para o Recife, pois essa ação fomenta não só a dança, mas também movimenta a cultura da cidade, traz o público para dentro do teatro. Isso é muito importante”, concluiu Jarbas Homem de Melo.

 

Confira a programação artística e educativa dos próximos dias:

 

 

OFICINAS 

- De 23 a 27 de outubro

 

Oficina de Dança Contemporânea

Local: Paço do Frevo

Horário: das 11h às 13h

Classificação: a partir de 18 anos

Professor: Mario Nascimento

Vagas: até 30 alunos

 

Oficina de Frevo

Local: Paço do Frevo

Horário: 14h às 16h

Classificação: a partir de 10 anos

Professor: José Valdomiro

Vagas: até 30 alunos

 

Oficina de Dança Afro

Local: Paço do Frevo

Horário: das 16h às 18h

Classificação: a partir de 12 anos

Professor: Tiago Ferreira

Vagas: até 40 alunos

 

- De 24 a 26 de outubro

 

Oficina de Dança de Salão

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Horário: das 15h às 17h

Classificação: a partir de 18 anos

Professor: Jaime Arôxa

Vagas: até 50 alunos

 

ESPETÁCULOS

 

- Dia 26

 ZOE - Do Grupo Cultural ZOE (PE), às 21h, no Teatro Apolo. Indicação etária: 18 anos

Mostra de Coreografias - Com Jaime Arôxa (RJ), Lili Vidal e Kelson (PE), Cristian Douglas (PE), Cia Amazing (PE), Jeferson Andrade e Munique Munir (PE) e Valdeck Farias (PE), às 20h, no Teatro Barreto Júnior

 

- Dia 27

Na Mancha ninguém Pega – Do Encena Arte e Cidadania (PE), às 10h, no Compaz Escritor Ariano Suassuna

Quadrilha Junina Mirim – Do Grupo Cultural Menezes (PE)

Graxa – Do Projeto Graxa, às 19h, no Teatro Barreto Júnior

Mostra de Coreografias Clássicos da Noite - Com São Paulo Cia de Dança (SP), Ballet Simone Monteiro (PE), Cia Carol Lemos D’ançarte (PE), Ária Social (PE), Cia Endança (PE) e Ballet Claudia São Bento (PE), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

 

- Dia 28

Re/In-flexão - De Valeria Vicente (PE), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

A Batalha de Hip Hop  – Do grupo Ginga Bboys e Bgirls, da Associação Metropolitana de Hip Hop, das 14h às 21h, no Compaz Eduardo Campos 

 

- Dia 29

Memória de Brinquedo – Curitiba Cia de Dança (PR), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça