NOTÍCIAS

| 26.11.11 - 14h50

Cães e gatos do Recife foram vacinadosem mais de 500 postos espalhados por toda Cidade

[caption id="attachment_10812" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Divulgação"][/caption]

Durante a campanha acontecerá feira de adoção,consultas gratuitas e microchipagem para identificar animais perdidos

Por Tádzio Estevam

A Secretaria de Saúde doRecife realizou, neste sábado (26), a campanha de vacinação anti-rábica paracães e gatos da Cidade. Mais de 500 postos estiveram espalhados por todos osseis distritos sanitários com um batalhão de profissionais a postos paraimunizar os animais. Para a campanha deste ano foram adquiridas pela Prefeiturado Recife 194 mil doses da vacina. A abertura da campanha aconteceu na praça daAvenida do Forte, nos Torrões, e contou com a presença do secretário de Saúde,Gustavo Couto.

De acordo com o secretário,a campanha, que há dois anos não acontecia na Cidade, volta com força total etambém ressalta a importância para os números de casos de raiva humana eanimal. “Estamos felizes em retomar as ações de imunização nesses animais. Alémdisso, gostaria de frisar que desde não contabilizamos no Município casos deraiva humana desde 1996 e de raiva animal desde 2004. Isso é muito positivopara a população, pois o resultado disso se dá por meio de campanha como essas”,disse.

A campanha deste ano trouxemuitas novidades, a começar pelo número de postos fixos, que funcionaram das 8hàs 17h. Ao todo, 595 unidades estiveram espalhadas pela Cidade para garantir quetodo animal fosse vacinado. Durante a campanha, os profissionais do Centro deVigilância Ambiental (CVA) trabalharam com o mais novo sistema de armazenamentodas vacinas, iniciativa pioneira no Estado. Foram utilizadas 1.200 caixastérmicas, divididas entre pequenas e médias – estas últimas para guardar umnúmero maior de doses e equipadas com termômetro digital -, refrigeradas porbaterias (gelo reciclável) que mantiveram as doses na temperatura ideal para ouso.

Durante a campanha, houveuma feira de adoção na qual alguns cães castrados, microchipados e vermifugadospelo CVA estiveram à disposição para serem levados a um lar definitivo. Nasprimeiras horas da campanha, duas cadelas foram adotadas e suas novas donasainda levaram pra casa um certificado e ração para alimentá-las. Além disso, tambémforam oferecidas consultas médicas gratuitas com os veterinários do Movimentode Defesa Animal (MDA) e microchipagem pelos profissionais do CVA.

Gostei muito dessacampanha. Trouxe meu cachorro para tomar a vacina e ainda pude examiná-lo com oveterinário para saber se ele tem algum problema de saúde. Espero que no próximoano seja do mesmo jeito”, pontuou dona Maria do Carmo Barbosa, moradora dolocal.

Quem, por alguma razão,não pôde vacinar seu animal durante a campanha, deverá se dirigir à sede dodistrito mais próximo de casa para se informar sobre os dias de vacinação emcada local. A secretaria de Saúde do Recife explica que animais acima dos trêsmeses de idade, idosos e fêmeas gestantes precisam ser imunizados contra araiva animal.

ASSUNTOS: