NOTÍCIAS

Educação | 26.11.15 - 15h59

Matrículas da rede municipal do Recife começam segunda

Pais e responsáveis devem garantir vaga do aluno pelo site até o próximo dia 11 de dezembro

As matrículas da rede municipal de ensino do Recife começam na próxima segunda-feira (30). São mais de 22 mil vagas para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Os novatos interessados em estudar nas escolas, creches e creches-escolas da Prefeitura do Recife têm até o dia 11 de dezembro para reservar, pela internet, uma vaga para o ano letivo de 2016. O site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pode ser acessado por computador, tablet ou celular. Ao confirmar a escola escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola solicitada para confirmação da matrícula, entre os dias 14 e 18 de dezembro.

No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostrará as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a unidade de ensino mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. "Os interessados devem acessar o site o quanto antes para garantir vaga na escola de sua preferência. Quem deixar para fazer a reserva no fim do período encontrará menos opções disponíveis", avisa o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

Quando o processo for concluído, o aluno deve imprimir o comprovante de reserva de matrícula para levar à escola na fase de confirmação de matrícula. Quem não tiver impressora pode salvar o número de protocolo, gerado ao final do processo de reserva, para ter acesso ao comprovante em outro momento. Depois, o estudante ou responsável poderá clicar na aba “consultar estudante”, digitar o número do protocolo e imprimir ou apresentar esta numeração na escola no período de confirmação de matrícula.

CONFIRMAÇÃO - Entre os dias 14 e 18 de dezembro, o aluno ou responsável precisará ir à escola para de fato confirmar a matrícula. É necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3x4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS).

O secretário municipal de Educação destaca que os estudantes e responsáveis não precisam madrugar nas escolas para garantir a vaga. "Se a pessoa conseguiu fazer a reserva no site é porque a vaga existe; ninguém vai tirá-la do aluno. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente entre os dias 14 e 18. Na internet, só é feita a reserva da matrícula. A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", explicou Jorge Vieira.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, a partir desta quinta-feira (26). Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.


Dos 87 mil estudantes que atualmente estudam na rede municipal de ensino do Recife, 67 mil alunos tiveram a matrícula renovada automaticamente em outubro, portanto não precisam acessar o site. A previsão é de que a rede tenha um total de 89 mil alunos no ano letivo de 2016, distribuídos nas 308 escolas, creches e creches-escolas municipais.

Confira aqui os endereços das escolas que funcionarão como ponto de apoio para as matrículas