NOTÍCIAS

Mobilidade | 26.11.15 - 20h12

PCR lança campanha educativa de respeito às faixas de pedestres

img_alt

A ação tem o intuito de promover a conscientização dos condutores sobre a importância do respeito às faixas de pedestres. (Foto: Inaldo Menezas/PCR)

 

A Prefeitura do Recife lançou mais uma campanha de educação no trânsito, nesta quinta-feira (26). Com o slogan "A vida continua do outro lado da faixa", a ação tem o intuito de promover a conscientização dos condutores sobre a importância do respeito às faixas de pedestres. O trabalho será realizado através da divulgação de propagandas com mensagens educativas, que serão veiculadas em jornais impressos, rádios e TVs do estado.

A campanha também vai contar com agentes educativos, que serão destacados para atuar nos principais corredores viários da cidade, como as avenidas Conde da Boa Vista, Mascarenhas de Moraes e Agamenon Magalhães, levando mensagens de conscientização para a população. O trabalho faz parte de um conjunto de ações adotadas pela atual gestão com o objetivo de reduzir a violência no trânsito.

Entre as principais medidas implementadas pela Prefeitura estão a aquisição de 76 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, a pintura de cerca de 4.000 faixas de pedestres e a atuação de 348 orientadores de trânsito. Juntas, essas ações refletem diretamente na redução de acidentes de trânsito em toda a cidade, que diminuiu cerca de 25% entre os anos de 2014 e 2015, passando de uma média mensal de 1. 295 para 992. As campanhas educativas também é uma das prioridades da gestão de trânsito, sendo realizadas todos os anos em escolas públicas e privadas da cidade. 

Desde 2013, os arte educadores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) já visitaram mais de 200 escolas. Outra forma de reafirmar a importância da convivência segura e harmoniosa no trânsito entre as pessoas, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, foi a implantação da primeira Zona 30 da cidade, no Bairro do Recife. O projeto reduziu a velocidade de 22 vias do bairro histórico com o objetivo de tornar o uso do espaço público mais equitativo.

Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbana do Recife, João Braga, a campanha é um reflexo das prioridades adotas pela atual gestão. "Estamos mudando a cultura da cidade e o carro deixou de ser o símbolo da gestão de trânsito. O nosso foco é mobilidade das pessoas, sejam os pedestres, que são a maioria no trânsito, ou os usuários de transporte públicos, que estão sendo priorizados com as Faixas Azuis e os ciclistas, que estão sendo beneficiados com novas ciclofaixas", disse.