NOTÍCIAS

Mulher | 26.11.15 - 10h58

"Somos muitas. Somos fortes pelo fim da violência" é o tema da campanha da PCR no combate ao feminicídio

img_alt

Durante os 16 dias de ativismo, mais de 100 ações serão realizadas na cidade, com foco nas comunidades. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)


"Foi emocionante poder participar de uma coisa tão boa que é dizer não à violência. Eu sou mulher e estou ajudando a outras mulheres a não passarem por isso. Estou, inclusive, me sentindo mais forte. Tomara que as outras sintam o mesmo", comentou Francisca das Chagas, uma das participantes da campanha "Somos Muitas. Somos fortes pelo fim da violência", lançada nesta quarta-feira (25), pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. O evento foi realizado no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, e contou com a presença do vice-prefeito, Luciano Siqueira, e da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, e o promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marco Aurélio.

As peças serão veiculadas em ônibus, adesivos, bandeirolas, anúncios, banners, faixas, camisas e anúncios no jornal. Também foi anunciada na cerimônia que, durante o período de 16 dias de ativismo ( de 25 de novembro a 10 de dezembro), serão realizadas mais de 150 ações em toda a Região Político-Administrativa do Recife, com foco nas comunidades. O objetivo da ação é, além de combater o feminicídio, incentivar a denúncia dos crimes através do Liga, Mulher (0800 081 0107), o disque-orientação do Centro de Referência Clarice Lispector, um espaço voltado para acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência e/ou sexista. A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

"Eu sou mulher e estou ajudando a outras mulheres a não passarem por isso. Estou, inclusive, me sentindo mais forte."

Em sua fala, o vice-prefeito do Recife ressaltou a importância da ação e relembrou o prêmio de pró-equidade de gênero conquistado pela Prefeitura ontem, em Brasília. "É uma conquista, mas é sobretudo o aumento da nossa responsabilidade", disse. Luciano também comentou que a luta não é apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. "Essa não é uma luta das mulheres apenas. Claro que o protagonismo é das mulheres, mas nós estamos falando de um dos aspectos mais dramáticos e mais contundentes da opressão de gênero. Se continuarmos nos detendo a examinar as diversas nuances da opressão de gênero na nossa vida, a percepção é essa que, nesse campo, há um atraso civilizatório no mundo inteiro e que faz mal a todos. É péssimo para a existência humana" finalizou.

Na mesa de abertura, a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, reforçou a força das mulheres na luta pelo fim do feminicídio. "Há anos e anos estamos debatendo esse tema. Nos dias de hoje é inadmissível as mulheres morrerem apenas por serem mulheres. Estamos aqui para dizer que, por mais um anos, estamos unidas buscando dias melhores", completou. Em seguida, foi a fala da secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, que pontuou que o lançamento da campanha marca um tema que é muito caro para o público feminino que é a vida das mulheres. "As mulheres do Recife estão unidas e vamos levar a campanha para as periferias com as caras dessas pessoas, dessas mulheres. Vamos passar pelos grandes fluxos onde circulam a população pela manhã. Trabalharemos em várias frentes. Somos muitas e não vamos admitir nem um retrocesso, nem uma violência contra nós", finalizou. A primeira atividade tem início nesta quinta-feira (26), às 6h30, com distribuição de panfleto nas estações Joana Bezerra e Central do Metrô do Recife.

Todos os dias, as equipes técnicas da Secretaria estarão nas comunidades do Recife realizando rodas de diálogo sobre enfrentamento à violência de gênero. Também serão realizados seminários, palestras, cinedebates e oficinas. Ao todo, são 159 atividades. A programação completa pode ser conferida aqui. Secretários municipais, movimento social, lideranças comunitárias e grupos organizados de mulheres também estiveram presentes na cerimônia.

 

Confira a programação completa