NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 26.11.17 - 22h57

Prefeito Geraldo Julio “A verdadeira história do Recife foi contada hoje”

img_alt

Espetáculo Tereza – Uma luz chamada resistência, montado por professores e jovens do Compaz Eduardo Campos, contou a história de resistência e cultura do Alto Santa Terezinha e bairros e comunidades vizinhas com música e dança no Teatro Luiz Mendonça (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Uma história de luta, coragem, empoderamento e cultura. Essa foi a mensagem do espetáculo Tereza-Uma luz chamada resistência, apresentado na tarde deste domingo (26), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, pelos alunos e alunas de dança do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado de sua família, assistiu e se emocionou com a montagem que reuniu 60 estudantes de ballet, dança contemporânea, hip hop e capoeira, além do Studio 8 de Dança, grupo da comunidade que usa o espaço do equipamento para ensaios, e que também fez parte do elenco da peça

“Hoje é um dia de grande festa pra os moradores do Alto Santa Terezinha aqui no Teatro Luiz Mendonça. Essa apresentação foi feita por todos que trabalham no Compaz, as crianças que fazem as aulas, os pais, familiares, os professores, funcionários do Compaz, pois todo mundo participou dessa construção. Esse espetáculo conta não só a história do Alto Santa Terezinha, mas de vários bairros da cidade. A história de verdade do Recife foi contada aqui hoje”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O espetáculo, dividido em três momentos, fez uma homenagem a figuras e grupos que marcaram história no Alto Santa Terezinha e que deixaram um legado de resistência. Uma personagem principal de nome Tereza abre o espetáculo, apresenta ao público todas as riquezas culturais produzidas na comunidade, a partir de então o público se depara com uma profusão de ritmos, sons e experiências da cultura da cidade, misturando maracatu, dança contemporânea, frevo, balé clássico, funk, hip hop, brega e capoeira.

Tereza segue apresentando as riquezas culturais e histórias de resistência da população do Alto Santa Terezinha e bairros como Bomba do Hemetério, Água Fria, Alto do Pascoal e outros na região. Gigantes do Samba, Maracatu Nação Estrelada e Raízes de Pai Adão, Clube Bela Vista, Capoeira, Manguebeat, Frevo e, claro, o próprio Compaz. Tudo que fez e faz parte da história daquele pedaço do Recife esteve na peça

“Tereza somos todos nós, moradores de periferia. Neste espetáculo contamos a história de tudo que existe e resiste nas comunidades vizinhas e tudo que estamos construindo de educação e sonho no Compaz. A nossa mensagem é de que os jovens podem sim ter um futuro melhor e a arte também é um caminho”, explicou Marcelo Aguied, professor de dança popular do Compaz Eduardo Campos, e um dos diretores do espetáculo Liliane Freitas, também professora de dança e moradora da comunidade do Alto Santa Terezinha, e Gilblênio Saadh, arte educador da Biblioteca Afrânio Godoy, ator e bailarino. 

Para a jovem Stefanny Nobre da Silva o espetáculo também leva uma mensagem inspiradora para as pessoas.”Nós queremos mostrar tudo que a nossa comunidade é de bom e todos os talentos que existem ali. Além disso também queremos motivar outros jovens a sair das ruas e das coisas erradas e procurar uma atividade cultural, de arte, música, dança, para produzir conhecimento para ele e para os outros. Estou muito feliz de poder participar dessa experiência que ficou marcada na minha história”, declarou a jovem de 16 anos, aluna de dança no Compaz, que é uma das integrantes do elenco.