Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 26.11.21 - 20h36

Entre o silêncio e a euforia, goalball abre os Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

O goalball abriu os Jogos Paralímpicos do Recife (Foto: Maurício Ferry/PCR )

 

 

No sábado (27), evento promovido pela Prefeitura do Recife terá presença da vice-prefeita Isabella de Roldão, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont; oito personagens do esporte brasileiro serão homenageados 

 

As partidas prescindem do barulho, mas foi difícil evitar a explosão da torcida a cada gol anotado. Assim, nesse clima, o goalball abriu os Jogos Paralímpicos do Recife, na manhã desta sexta (26), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). À tarde, foi a vez de o basquete em cadeira de rodas. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento é realizado desde 2017. Neste sábado (27), a vice-prefeita Isabella de Roldão estará presente para a entrega de placas a personagens do desporto brasileiro, no Centro Esportivo Santos Dumont. 

 

Durante a abertura da competição, na manhã desta sexta (26), no GeraldãoYane Marques, secretária executiva de Esportes, destacou a felicidade pelo retorno da competição. “Esse encontro para a gente é um momento de muita alegria. Muitas mãos passaram pelo processo para isso tudo acontecer. É com bastante orgulho que desejo muito boa prova aos atletas. Que desfrutem deste momento". 

 

Secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho reiterou o empenho da pasta para estimular o paradesporto. “Estar entregando estes jogos novamente ao calendário esportivo da cidade é motivo de muita felicidade para nós. Estamos honrados por tentar ao máximo estimular a prática esportiva, mostrando que o Geraldão e a Secretaria de Esporte estão ligados no fomento e no espaço para as modalidades paralímpicas.”  

 

Neste sábado, oito personagens do esporte brasileiro receberão homenagens. São eles a nadadora Etiene Medeiros; os treinadores Ismael Marques e Poliana Silva; e os paratletas Ana Cláudia Silva, Leylane Castro, Raimundo Nonato, Jardiel Soares e Andreza Vitória. As entregas de placas acontecerão tanto no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, às 9h, quanto no Geraldão, às 10h e 15h. 

 

Ao todo, 201 atletas participam desta edição dos jogos, divididos entre sete modalidades: goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação, parabadminton, fut5 e vôlei sentado. 

 

Haverá álcool 70% no local e os atletas deverão usar máscaras, quando não estiverem em disputa de provas. O evento é gratuito e aberto ao público, que deverá utilizar máscara para acessar os locais de competição. 

 

 

27/11 - Sábado 

9h - Atletismo (Santos Dumont, pista de atletismo) 

9h - Natação (Santos Dumont, piscina) 

9h - Parabadminton (Geraldão, quadra dois) 

9h - Fut5 (Geraldão, quadra três) 

14h - Vôlei sentado (Geraldão, ginásio principal)