Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 26.12.17 - 16h03

PCR leva atletas pernambucanos à São Silvestre

img_alt

Um ônibus, fretado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, fará o translado de 48 pernambucanos para esta que é considerada a corrida mais importante da América Latina. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

Animação não falta ao grupo de 48 pernambucanos que embarcou na manhã de hoje (26) no ônibus fretado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com destino a São Paulo. Os passageiros estão inscritos na 93ª edição da São Silvestre, corrida internacional que é considerada a prova mais importante da América Latina, que acontece no dia 31 de dezembro.

O vigilante Fledilson Cavalcanti, de 56 anos, é apaixonado por corrida, esporte que pratica há 20 anos. "É um prazer enorme e esse apoio da prefeitura é importante demais porque as pessoas que estão aqui hoje são pessoas humildes que não poderiam arcar com uma passagem de ida e volta para São Paulo. A gente faz isso parecer uma festa, mas levamos muito a sério e queremos fazer bons resultados na competição", destacou.

Servidor da PCR pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Severino Pereira, de 66 anos, conta com um codinome famoso em competições de corrida. "Frade Maratoneiro", sempre trajando vestes que não deixam dúvida sobre sua origem. Com as cores da bandeira de Pernambuco, ele garante que correr faz parte de sua vida. "Correr já faz parte da minha vida, já faço isso há 43 anos. Sempre que posso estou competindo, mas nenhuma competição se compara a São Silvestre", afirmou ele que também já representou Recife em seis competições internacionais.

O embarque foi às 9h, no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo. A previsão é que o ônibus chegue em São Paulo no dia 28 de dezembro. A competição será na véspera de Ano novo, no dia 31, e o retorno do ônibus para o Recife inicia no dia seguinte, 1º de janeiro, com chegada prevista para a noite do dia 3 de janeiro.

Com tantas horas de viagem, o percurso poderia até ser monótono, mas não é. A corredora Ana Tereza, de 48 anos, não recebeu o apelido de "Sorriso" a toa. Ela, que também participa da competição, faz a viagem ser ainda mais agradável. "Eu gosto de colocar todo mundo para interagir, então faço uma série de brincadeiras que vão distraindo todo mundo para que o trecho seja cumprido de forma mais rápida. A gente faz bingo, sorteios e muitas outras coisas porque, antes de tudo, esta é uma semana de muita alegria", conta.

A São Silvestre fecha o calendário esportivo deste ano e reunirá atletas de todo o país e também do mundo, que enfrentarão o desafio de 15 km por ruas e avenidas da capital paulista. O número oficial de inscritos já chega a 30 mil.