Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 27.01.16 - 11h45

Rei e Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa são eleitos em cerimônia no Paço Alfândega

img_alt

O Rei eleito foi Ednaldo José de Araújo, 60 anos, do grupo de convivência Caminhando Feliz e a rainha foi Luiza Costa de Lima, 70, do Grupo Renascer, do Jordão. (Foto: Allan Torres/ PCR

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou nesta terça-feira (26), o concurso do Rei e Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa, no Shopping Paço Alfândega. Ao todo, foram 11 candidatas a rainha e dois candidatos a rei.

Para o secretário executivo de Direitos Humanos, Paulo Moraes, esta é uma ação que vem afirmar o direito dos idosos ao lazer, à convivência comunitária e à cultura. "É uma forma de mostrar que a população idosa esta aí para contribuir, produzir e desconstruir preconceitos participando ativamente das atividades da cidade", pontuou. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, fez questão de marcar presença no evento e parabenizar os idosos. "Esta atividade faz parte da programação do Carnaval do Recife e essas pessoas que estão aqui merecem todo nosso aplauso", elogiou.

Antes dos desfiles houve a apresentação do grupo Sereias Teimosas e do Rei e Rainha de Momo 2016. Os jurados, a cantora Adriana B.; o representante do Bloco da Saudade, Felipe Dantas; a músico e maestro Givanildo Amâncio; o rei do Carnaval do Recife 2015 Henrique Gabriel e a rainha, a bailarina Ruanna Karina, avaliaram os candidatos pela simpatia, fantasia, elegância, coreografia e desenvoltura na passarela.

Todos se apresentaram individualmente e, ao final da contagem de pontos, veio o resultado

Cada um ganhou um cheque no valor de R$ 3,5 mil entregues pela secretária da Mulher Elizabete Godinho e pelo superintendente do Paço Alfândega, Hélio Azevedo.

A chefe de Divisão da Pessoa Idosa, Ana Elizabeth Monteiro, afirmou que esta é uma forma de estimular os idosos ao lazer, cultura e a não se isolarem, não se sentirem deprimidos. "O Carnaval é para todos e esses idosos estão aqui hoje para afirmar isso à toda população", explicou.

Também estiveram presentes os reis e rainhas eleitos em 2013 e 2014. O casal eleito em 2015, José Portela, 72, e Vera Lúcia Monteiro, 65, passaram a coroa e o cedro para os reis de 2016.