Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 27.01.20 - 12h49

Terça do Vinil desembarca no Carnaval do Marco Zero

img_alt

Iniciativa inédita vai levar, pela primeira vez, uma festa para integrar a programação do principal polo carnavalesco da capital pernambucana (Foto: Divulgação)

 

O resgate à Música Popular Brasileira e uma verdadeira garimpagem de sons produzidos em Pernambuco e no país marcam o som que sai das pick-ups de Juniani Marzani, mais conhecido como DJ 440, desde a fundação da Terça do Vinil, projeto itinerante que conquistou os amantes da boa música há 12 anos. Na Terça-feira de Carnaval (25 de fevereiro), o projeto desembarca no Marco Zero e promete colocar foliões e turistas para dançar durante a noite de despedida do maior Carnaval de rua do Brasil.

A iniciativa é inédita e vai levar, pela primeira vez, uma festa para integrar a programação do principal polo do Recife na folia momesca. As seletas de Juniani prometem incendiar a pista do Marco Zero em diversas apresentações ao longo da noite com duração de 20 minutos cada, costurando os shows Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho e Spok.  O projeto, que busca promover o acesso à cultura do Vinil, aposta em sonoridades como samba, samba-rock, chorinho, guitarradas, carimbó, frevo e forró, entre outros tantos ritmos brasileiros.

Com um acervo de mais de 3.600 discos, entre eles títulos nacionais raros, 440 promete uma seleta dançante para embalar o público e reafirmar o amor ao, como ele diz, "melhor da música brasileira imperecível”, para fechar a despedida da folia em grande estilo.

A terça do Vinil – A festa surgiu em 2007, quando Juniani Marzani se reuniu com uns amigos para comemorar uma demissão de um emprego formal e escutar uma boa música numa antiga vitrola. Da brincadeira surgiu o início de um dos projetos mais representativos da sua carreira como DJ 440, que acumulou uma longa trajetória de iniciativas ligadas, prioritariamente, à pesquisa e difusão da música brasileira. Assim nasceu a Terça do Vinil. O projeto já ocupou vários espaços públicos de Olinda e Recife, além de várias cidades brasileiras, vindo a ganhar prêmios de melhor festa da cidade (Veja 2014, 2017), e a se tornar parte integrante do calendário turístico de Pernambuco, citada em diversas publicações nacionais de companhias aéreas que indicam destinos aos turistas que visitam o estado.

Hoje, o projeto acumula 12 anos em exercício ininterruptos, e depois de percorrer vários locais em Pernambuco, também apresentou a música tropical brasileira pelo continente europeu no ano de 2018 e 2019, percorrendo as cidades de Madri, Barcelona, Lisboa, Porto, Paris e Berlim, além de chegar também aos Estados Unidos, se apresentando em Nova Iorque e Miami.