NOTÍCIAS

Esportes | 27.03.15 - 16h27

Programa de esporte e lazer cresce 500% e chega a 18 mil pessoas

Capacitação dos novos professores do PELC começou nesta sexta e vai até o domingo; número de núcleos passará de 9 para 45. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

"Nosso atendimento passará de 9 para 45 núcleos, chegando a 18 mil pessoas. Estamos atingindo mais uma meta do prefeito Geraldo Julio". Com essas palavras, o secretário-executivo de Esportes do Recife, Warlindo Carneiro, abriu a capacitação dos novos professores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que começou na manhã desta sexta (27). A ampliação de 500% no PELC, que oferece diversas atividades esportivas gratuitas à população, será possível devido à contratação de mais de 300 profissionais.

A abertura da capacitação lotou o auditório da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, na Imbiribeira. Falando para os novos professores, Warlindo Carneiro destacou que todos passaram por um processo seletivo. "Tenho certeza de que vocês farão um grande trabalho para levar a atividade esportiva para toda a sociedade, incluindo os idosos e pessoas com deficiência. Estamos dando mais um passo para a universalização do esporte no Recife", ressaltou.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais do Ministério do Esporte, Andréa Nascimento Ewerton, prestigiou o evento. "Os gestores locais estão de parabéns pela ampliação do PELC. O acesso ao esporte é um direito da população e, portanto, um dever do Estado", comentou.

Programa - Além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência,o PELC estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento. O treinamento continua até o domingo (29), na Universidade Salgado Filho, com apresentação dos princípios e diretrizes do Programa, por meio de aulas, vídeos, debates, discussão de textos, oficinas e dinâmicas.