Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.18 - 17h36

Começa a temporada das Paixões de Cristo no Recife

img_alt

De hoje até sábado (31) os recifenses terão oportunidade de se emocionar com várias montagens do célebre espetáculo que conta a história de Jesus, do nascimento à ressurreição, espalhadas pela cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Para celebrar um importante momento do calendário cristão, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, apoiará três diferentes montagens do espetáculo que conta a história da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Paixão da Inclusão e as Paixões de Cristo do Recife e de Casa Amarela estarão em cartaz nos próximos dias e serão encenadas em espaços públicos da cidade, com acesso gratuito.

Hoje (27), o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac) apresenta a Paixão da Inclusão, às 20h, na Praça do Morro da Conceição. A peça, encenada desde 2014, é protagonizada por crianças, adolescentes e jovens especiais e tem como objetivo o empoderamento da pessoa com deficiência, através do protagonismo artístico e cultural.

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de março, o Sítio Trindade, equipamento da Prefeitura do Recife, recebe pela primeira vez a Paixão de Cristo de Casa Amarela. A encenação será na concha acústica do parque, sempre às 20h, e contará com 40 atores e 100 figurantes no elenco. A edição deste ano vai homenagear o padre Edwaldo Gomes, pároco da Igreja de Casa Forte, falecido em julho de 2017.

O espetáculo é baseado no texto escrito por Dom Hélder Câmara, quando era bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Para encenar os últimos dias de Jesus, a Paixão de Cristo conta com 12 cenários diferentes, novos figurinos e texto. A montagem contará com acesso para cadeirantes e intérprete de libras em todas as sessões. A expectativa de público é de 10 mil pessoas por noite. O ensaio geral acontece no dia 28 de março, às 20h.

De sexta a domingo, dias 30 e 31 de março e 1º de abril, o Marco Zero recebe a Paixão de Cristo do Recife. O espetáculo a céu aberto chega à sua 22º edição consecutiva, com três cenários, 300 figurantes, 100 atores e uma grande novidade: o potiguar Hemerson Moura no papel de Jesus Cristo. José Pimentel segue como autor e diretor do espetáculo, que será encenado sempre às 20h, com público médio de 30 mil pessoas por noite.