NOTÍCIAS

Administração | 27.03.18 - 15h10

PCR divulga o que abre e fecha na Semana Santa

 

Uma das principais datas do calendário cristão, a Semana Santa,começa na próxima quinta-feira (29) e alguns serviços da Prefeitura do Recife vão interromper o funcionamento e retornam na segunda-feira (2). A Quinta-Feira Santa será considerada ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do município, com exceção dos serviços considerados essenciais, a critério da chefia de cada órgão.
 
O feriado religioso será também de muita cultura e fé na cidade. No Marco Zero, haverá encenação da vida de Jesus, do nascimento à ressurreição. A Paixão de Cristo do Recife acontece nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. O espetáculo a céu aberto chega à sua 22º edição consecutiva e terá início às 20h. 
 
De quinta a sábado, o Sítio Trindade recebe, pela primeira vez, outra encenação tradicional da saga de Jesus. A Paixão de Cristo de Casa Amarela, espetáculo gratuito e aberto ao público, tem início também às 20h.
 
Em Boa Viagem, o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à praia de sexta (30) a domingo (1º), das 8h às 13h. Também é possível aproveitar a data nas áreas verdes da cidade. O Jardim Botânico do Recife estará de portas abertas desta quinta-feira (29) até domingo (01), das 9h às 15h30.
 
Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife na Semana Santa:
 
EDIFÍCIO-SEDE -  Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na próxima quinta (29) e sexta-feira (30). O funcionamento será retomado a partir da próxima segunda-feira (2), das 8h às 17h.
 
POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - No Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, não haverá expediente na próxima quinta-feira (29), véspera do feriado consagrado à Paixão de Cristo. Nesse mesmo dia, os outros dois postos, localizados no Expresso Cidadão do Rio Mar e do Cordeiro, estarão funcionando normalmente, fechando na apenas na Sexta Santa (30) e no Sábado de Aleluia (31). A Secretaria de Finanças dispõe de um portal onde o contribuinte pode consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/
 
COMPAZ - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados a partir do dia 29 de março. As bibliotecas voltam às suas atividades normais no dia 2 de abril e os Compaz no dia 3. 
 
TURISMO E LAZER - No feriado, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará na sexta-feira (30) e no domingo (1º), das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife darão uma pausa na atividade na sexta-feira e retornam, normalmente, na segunda-feira (2). Os parques da Macaxeira e Santana abrem diariamente ao público, das 5h30 às 22h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via para uso da população em frente ao Segundo Jardim, em Boa Viagem, também acontece nos dias 30 de março e 2 de abril, das 8h às 20h.
 
CULTURA - Vários equipamentos culturais da cidade estarão abertos, com programação especial para recifenses e turistas. A programação do feriado é protagonizada pelas encenações da vida de Jesus, do nascimento à ressurreição. De sexta a domingo, dias 30 e 31 de março e 1º de abril, o Marco Zero recebe a Paixão de Cristo do Recife. O espetáculo a céu aberto chega à sua 22º edição consecutiva, com três cenários, 300 figurantes, 100 atores e uma grande novidade: o potiguar Hemerson Moura, que interpretará Jesus Cristo. José Pimentel segue como autor e diretor do espetáculo, que será encenado sempre às 20h.
 
De quinta a sábado, o Sítio Trindade recebe, pela primeira vez, outra encenação tradicional da saga de Jesus. A Paixão de Cristo de Casa Amarela, espetáculo gratuito e aberto ao público, tem início também às 20h. Nos três dias de temporada, o Sítio receberá também brechó e feira de artesanato, a partir das 17h.
 
O Sítio Trindade também é uma opção para quem quiser se exercitar no feriado. Ficará aberto de quinta a sábado, das 5h às 22h, e, no domingo, das 5h às 19h. 
 
Na zona sul, o Parque Dona Lindu funcionará normalmente, das 7h30 às 21h30, com opções de atividades para toda a família. Na Galeria Janete Costa estará em cartaz, no sábado e domingo, a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que trabalha com desenho, pintura, gravura, objetos, instalações e intervenções urbanas. O horário de visitação no sábado é das 14h às 20h, e, no domingo, das 15h às 19h. Informações: 3355-9500.
 
O Paço do Frevo funcionará na quinta, no sábado e no domingo, com visitação das 9h às 12h e das 14h às 17h. No fim de semana, os visitantes têm direito ainda a lições rápidas sobre 10 passos básicos de frevo, com supervisão de um professor. Informações: 3355-9500.
 
O Museu da Cidade também estará aberto na quinta, no sábado e no domingo, com a exposição Cinco Pontas, que tem como objetivo celebrar a candidatura do Forte das Cinco Pontas ao posto de patrimônio da Unesco e mostrar aos recifenses e turistas a importância do local para a preservação da história nacional. O acervo conta com pinturas e documentos ainda inéditos para o púbico, que contam a história da construção e os diversos usos que já teve. A exposição é gratuita e estará aberta ao público das 9h às 17h. Informações: 3355-9558.
 
MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, no Curado, é uma ótima opção de lazer para que deseja aproveitar o feriado da Semana Santa. O equipamento público municipal estará de portas abertas desta quinta-feira (29) até domingo (01), das 9h às 15h30. Nesse período, não haverá trilhas monitoradas. Mas, todos poderão fazer visitas contemplativas às coleções de plantas e trilhas calçadas. Existem sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical. A entrada é gratuita. Mais informações: 3301.2909. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira não funcionará de quinta-feira (29) até o domingo (01|04).
 
EMPREENDEDORISMO -  As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na quinta-feira (29) e reabrem na segunda (2).
 
EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na quinta-feira (29) e reabrem na segunda (2). 
 
ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na quinta-feira (29) e reabrem na segunda (2).
 
PROCON - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na quinta-feira (29) e reabrem na segunda (2).
 
ESPORTES - Os programas realizados pela Secretaria Executiva de Esportes terão funcionamento diferenciados nesta semana. O Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc) e o Recife Esportes de Rendimento (atletismo e vôlei de praia) funcionam até esta quarta-feira (28), retomando às atividades na próxima segunda-feira (2). Os Núcleos Municipais de Esportes e o Esporte é Fundamental, que atuam dentro das escolas durante o contraturno escolar, funcionarão de acordo com a programação das escolas municipais.
 
MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados da quinta-feira (29) e as atividades retornam na segunda (2). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 
 
TRÂNSITO - Serão suspensos na próxima quinta-feira (29) e sexta-feira (30), os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (2), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.
 
EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas nos próximos dias 29 (quinta) e 30 (sexta) de março.
 
MERCADOS E FEIRAS – O horário dos mercados públicos e Feiras Novas será alterado neste feriado, funcionando das 6h às 13h na sexta-feira (30). O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham neste dia. Na quinta-feira (29), no sábado (31) e no domingo (1º) os equipamentos funcionam nos horários normais.
SAÚDE –  Nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar na segunda-feira (2).
 
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.
 
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.
 
Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará das 8h às 12h, na quinta e sexta-feira.
 
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
 
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800-201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de 
Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente.
 
As equipes da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife estarão de plantão neste feriado realizando a Operação pescado, fiscalizando a venda de peixes e frutos do mar nos principais pontos de vendas da capital pernambucana.
 
HOSPITAL VETERINÁRIO –  O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nestas quinta (29) e sexta (30). Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda-feira (2), quando começam os agendamentos para as castrações de cachorros e gatos do mês de abril.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL ­-  Não funcionarão, nestas quinta (29) e sexta (30), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.
 
DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados nestas quinta (29) e sexta (30). Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem de sexta (30) a domingo (1º), das 8h às 13h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.