NOTÍCIAS

Esportes | 27.04.11 - 15h31

Aulas do Projeto Juventude Digital iniciam amanhã

Participantes terão aulas de informática com profissionais especializados

Por Marina Tigre

A partir desta quinta-feira (28), nos turnos da manhã, tarde e noite, a Prefeitura do Recife inicia as aulas do projeto Juventude Digital, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão. Desenvolvido pela PCR, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o Juventude Digital disponibiliza 2 ônibus para prestação de serviço móvel de atendimento ao público e que foram entregues pelo prefeito do Recife, João da Costa, no último 31 de março.

Os veículos, que têm capacidade para 24 alunos, são adaptados para pessoas com deficiência e foram adquiridos pela SDHSC com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O projeto consiste em inserir e capacitar os participantes em informática básica e tecnologia de multimídia com foco em conceitos como direitos humanos, cidadania e inclusão social. Devido ao interesse de crianças, adultos e idosos, o projeto, que inicialmente beneficiaria adolescentes, estendeu-se para outras faixas etárias.

O curso tem o total de 260 horas, divididas em quatro módulos, com duração de três meses. A seleção dos educadores teve o apoio da assessoria pedagógica da Secretaria Especial de Políticas para a Juventude e os candidatos passaram por testes que observaram o conhecimento, experiência, didática e aproximação com o tema de direitos humanos.

Para receber os alunos, os ônibus foram adaptados e transformados em sala de aula, equipados com mesas, cadeiras e computadores. Até dezembro, espera-se que cerca de 480 pessoas concluam a formação.

A gestora do projeto, Janny Almeida, está otimista com os resultados: “Além da capacitação em Informática, que é muito importante para o mercado de trabalho, o projeto Juventude Digital aproxima a população de temas relacionados com os direitos humanos com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência nas comunidades”.