NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.11 - 15h55

Centro Paulo Freire expõe para alunos municipais obras de artistas renomados

Até o dia 3 de maio, 40 réplicas com o tema natureza, ficam em cartaz no local

Por Marcos da Silva

Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife têm nos próximos dias uma opção de lazer, aprendizado e reflexão gratuitos. Desde a tarde desta quarta-feira (27) até a próxima terça (03/05), sempre das 8h às 21h, o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire abriga, em seu hall de entrada, o Museu Itinerante Ultragaz, com a exposição “A arte perto de você: A natureza das pessoas”.

O evento - uma parceria da Prefeitura do Recife e a indústria Ultragaz – já cumpriu temporada em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Santos, Campinas, Goiânia e Fortaleza, até chegar à capital pernambucana.

A mostra se inicia com a recepção dos alunos por quatro arte-educadores da Gerência de Animação Cultural (GAC), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), que os levam a uma sala refrigerada para uma terapia em grupo. “Lá, eles relaxam, tiram fotos, fazem atividades lúdicas, como jogos e então conhecem a exposição. Através da arte, nossos alunos pensam sobre o meio ambiente”, ressalta a pedagoga e responsável pela mostra, Áurea Bezerra.

Representando a Ultragaz, o supervisor comercial Genaldo Júnior, acrescenta: “A Ultragaz preza pela sustentabilidade social. Nossa meta é promover a cultura, trazendo-a para um público, na maioria infantil. É um intercâmbio cultural”.

São 40 reproduções de obras de renomados mestres das artes plásticas nacionais e internacionais como Francisco Brennand; Cândido Portinari; Lasar Segall; Manuel de Araújo; Araquém Alcântara; Tarsila do Amaral; Leda Catunda; Vincent Van Gogh; Edward Munch; Claude Monet; Paul Cézanne; Augustin Salynas Y Teruel; George Seurat; Annibale Carraci; Oswaldo Goeldi; Pieter Bruegel; Franz Post; Max Ernst; Marcela Tiboni; Heitor dos Prazeres; Brígida Baltar; Giuseppe Archimboldo; Geórgia Kyriakakis; Albano Afonso; Ângela Conte; Eduardo Srur; Josely Carvalho; Tadeu Jungle; Sandro Boticelli; Lascaux; Roland Jacobsz Savery; Margaret Mee e Edward Munch, além de dois jovens artistas locais como Bruno Vilela - com “A princesa e a ervilha” - e Rodrigo Braga, autor da tela “Mina”, da série Paisagens.

A exposição “A arte perto de você: A natureza das pessoas” está dividida em quatro segmentos. São eles: a natureza habitada, que tem como destaque “A canoa sobre o epte”, de Claude Monet, onde duas senhoras passeiam de canoa; a natureza como paisagem, retratada por “Rio Pacaás Novos”, de Araquém Almeida, com uma foto aérea de um rio de águas poluídas e espumantes; a natureza transformada, com “O Verão”, de Giuseppe Archimboldo, um retrato de hortaliças que, agrupadas, compõem um rosto e a natureza em perigo; com “Pets, Intervenção Urbana”, de Eduardo Srur, onde grandes garrafas plásticas margeiam o Rio Pinheiros, em São Paulo.

Público -
Nos próximos dias, o Centro Paulo Freire receberá cerca de 2.300 estudantes municipais para conhecer as famosas obras. Pela manhã, alunos das escolas municipais da Iputinga, Nilo Pereira e Karla Patrícia estiveram no local. Após a exibição no Recife, “A arte perto de você: A natureza das pessoas” segue para uma temporada em Maceió, Salvador, Vitória, Juiz de Fora e Canoas.

Serviço:

Museu Itinerante Ultragaz
Exposição “A arte perto de você: A natureza das pessoas”
Até 3 de maio, exceto no dia 1, das 8h às 21h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Telefone: (81) 3355-5831
Informações: www.museuitinerante.com.br

MAIS FOTOS

CentroCentroCentroCentroCentro