NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.11 - 15h43

Fórum discute Seminário do Orçamento Sensível ao Gênero

Seminário será realizado nos dias 26 e 27 de maio

Por Pablo Ravel

A construção do Seminário do Orçamento Sensível ao Gênero, bem como a responsabilidade de cada secretaria municipal de destinar parte de seu orçamento para a implantação de políticas públicas de gênero na Cidade, foi discutida na tarde desta quarta-feira (27), na reunião mensal do Fórum Gestor de Gênero, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. O encontro, que ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Especial de Gestão e Planejamento, contou com a participação da secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, e de representantes de todas as secretarias municipais.

É muito importante que haja este momento de informação política dentro da gestão. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura para com a discussão de gênero, além de reunir gestores e gestoras municipais que podem definir orçamentos sensíveis ao gênero”, afirmou a secretária Rejane Pereira.

Durante o encontro, ficou acertado que o Seminário do Orçamento Sensível, promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), será realizado nos dias 26 e 27 de maio. Foi definido ainda, que fica sob responsabilidade do Programa Orçamentos Sensíveis ao Gênero das Nações Unidas (ONU Mulheres), garantir (custear) a assessoria para a construção da metodologia do orçamento público e indicadores de gênero.

Cada secretaria terá até 2013 para apresentar um indicativo de gastos destinados para homens e mulheres (Carimbo G), dentro de seus orçamentos”, afirmou Rejane, que enfatizou. “Recife é a primeira cidade do País a deixar específico este indicativo”, concluiu a secretária. 

Fórum Gestor de Gênero – Foi instalado em junho de 2010 pelo prefeito João da Costa com o objetivo de identificar os recursos públicos do Município com perspectiva de gênero e destiná-los para a melhoria da qualidade de vida das mulheres residentes na Cidade. É integrado pelos titulares de cada secretaria, seus assessores e técnicos, além dos dirigentes das empresas da administração indireta.