NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.11 - 15h38

Prefeito encerra seminário sobre mobilidade e sustentabilidade

Evento foi promovido pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) em parceria com o Consulado Geral da França para o Nordeste e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Por Vanessa Beltrão

O prefeito do Recife, João da Costa, participou do encerramento do Seminário Internacional Mobilidade Desenvolvimento Sustentável, no auditório do Porto Digital, na tarde desta quarta-feira (27). A iniciativa é o primeiro grande evento da área após o lançamento do Plano de Mobilidade da Cidade.

Desde a última segunda (25), cerca de 200 profissionais, 20 palestrantes e organizadores, além de 180 credenciados discutiram sobre o tema.  A ação é promovida pela PCR - por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) em parceria com o Consulado Geral da França para o Nordeste e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo o prefeito João da Costa, o seminário cumpriu um papel importante que é o de trazer reflexões sobre modelos e práticas que garantam a sustentabilidade e a mobilidade. “A construção de corredores de transporte coletivo, a integração entre o ônibus e o metrô, discutir a utilização maior de ciclovias são hoje questões fundamentais em qualquer lugar do mundo. Estamos estruturando e tomando já as iniciativas, mas eu acho que o grande desafio é a gente constituir, em médio prazo, um sistema público de qualidade  para que ele possa ser uma alternativa adequada para quem usa o automóvel”, detalha o prefeito.

Questões como o crescimento econômico da capital pernambucana e a organização da Copa do Mundo de 2014 foram temas discutidos durante o seminário.  Para o adido cultural da França do Nordeste, Pierre Fernandez, a questão da mobilidade é planetária e o evento marcou um debate sobre a questão entre França e Brasil e também a cidade do Recife e a de Toulouse (França).

O presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, ressaltou que o Plano de Mobilidade do Recife está totalmente relacionado com a discussão realizada durante o seminário. “A troca de experiência era importante, primeiro para saber como está a discussão e o que as experiências podem apontar sobre a melhor forma de viabilizar idéias novas,” afirma Milton.

Ele também exemplificou como funciona a questão da mobilidade numa cidade francesa. “Na França, na região de Toulouse, eles só admitem que haja um novo adensamento depois de ser colocado a infraestrutura e os serviços de transportes para que aquele lugar tenha qualidade e não se degrade. A mobilidade costura o tecido urbano para eles e a gente se propõe a fazer esse tipo de coisa aqui, só que tem particularidade como a cultura e a ocupação e isso resulta em sistemas de deslocamentos diferentes,” detalha Botler.

Entre os objetivos do seminário, estão: promoção de cooperação franco-brasileira descentralizada entre instituições; identificação de possíveis ações científicas e universitárias para atuar no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade; e elaboração de grupo de trabalho para responder a edital do Ministério Francês das Relações Exteriores sobre o assunto.

O evento teve como palestrantes, Milton Botler, presidente do Instituto Pelópidas Silveira; Pierre Fernandez, Adido Cultural da França do Nordeste; professores de Arquitetura da Universidade de Paris-Est, na França; além de expositores da Universidade Federal de Pernambuco. A secretária Especial de Gestão e Planejamento da Prefeitura do Recife, Evelyne Labanca, também participou do seminário.

Plano de Mobilidade – No último mês de fevereiro foi lançado o “Plano de Mobilidade do Recife”, desenvolvido pelo Instituto da Cidade do Recife, com o objetivo promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população, dando acesso aos serviços de saúde, educação, lazer e oportunidades de trabalho e renda. Criando, assim,  interação dos deslocamentos de pessoas e bens, a partir da melhoria na infraestrutura da malha viária recifense.

Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira - nasceu com o objetivo de pensar o Recife do Futuro. Uma cidade moderna, que tenha como premissas a preocupação com o bem-estar de seu cidadão, com o meio ambiente, as áreas de interesse histórico-social e com o crescimento ordenado e sustentável, respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor.