NOTÍCIAS

Administração | 27.04.17 - 16h10

Abre e fecha do Dia do Trabalhador

 

O Dia do Trabalhador (1º/5) contará com várias opções de cultura e lazer para os recifenses. Uma das atividades é a já tradicional Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funcionará em dose dupla, no domingo (30/04) e segunda (1º/5). Teatros e museus também terão programação especial para o feriadão. No Dia do Trabalhador, os mercados públicos do município funcionarão em horário especial. Ainda nesta data, alguns dos serviços da Prefeitura do Recife não estarão funcionando. 

Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

PREFEITURA – A Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas informa que nesta segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na terça-feira (2), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

CONTRIBUINTE – A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas na segunda-feira (1º/5).

EDUCAÇÃO – Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta segunda-feira (1º), as escolas, creches e creches-escolas municipais do Recife estarão fechadas.

CIDADANIA – Os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) estarão fechados no próximo dia 1º de maio. As bibliotecas municipais também estarão fechadas.

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na segunda-feira (1º), funcionando das 6h às 13h.  Nesse dia, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já no sábado (29), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No domingo (30), os equipamentos funcionam no horário normal, das 6h às 13h. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

TRÂNSITO – No Dia do Trabalhador, os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na segunda-feira (1º), voltando a funcionar normalmente a partir da terça-feira (2), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego, registro de Boletim de Ocorrência e de fiscalização, prestados pelos agentes de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078. 

TURISMO E LAZER - Neste domingo (30/4) e segunda-feira (1/5), feriado do Dia do Trabalhador, das 7h às 16h, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada na cidade. São 36,5 quilômetros de rota ao longo de 30 bairros, convergindo no Marco Zero. No feriado, as Academias Recife entram em recesso e retornam às atividades normais na terça-feira (2).

PROCON – O Procon Recife estará fechado no próximo dia 1º de maio, incluindo os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e Compaz Escritor Ariano Suassuna.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar na segunda-feira (1º).

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão na segunda-feira (1º).

MULHER – O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, e o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionarão na segunda-feira (1º).

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 1º de maio, exceto as casas de acolhida do IASC.

MEIO AMBIENTE – Espaço de lazer contemplativo e de ações de educação ambiental, o Jardim Botânico do Recife (JBR) e o Econúcleo Jaqueira, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, estarão funcionando normalmente no final de semana, mas estarão fechados no Dia do Trabalhador (1º/5). Localizado no Curado, Zona Oeste do Recife, o JBR abrirá das 9h às 15h30. Com 10,7 hectares, o equipamento público municipal, neste dia não terá monitoria, e sim trilhas autoguiadas e acesso às coleções de plantas. Há sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical.  E duas trilhas: a do Meliponário, de solo natural, e a Alameda Pau-pombo, com 574 metros de extensão e acessível a cadeirantes.

CULTURA – No fim de semana que antecede o feriado, tem cultura e tem lazer gratuitos para recifenses e turistas em vários equipamentos da Prefeitura do Recife. No teatro Luiz Mendonça, acontecem as últimas apresentações do projeto Hoje Tem Espetáculo. A programação da última semana do projeto, que oferece espetáculos teatrais a preços acessíveis, começa nesta quinta (27), com o drama As Gaivotas. Na sexta (28) é vez do espetáculo que é uma ode ao cantor e compositor Orlando Silva, Ah se tu soubesses, e no sábado (29) tem o espetáculo de dança 15 para as 11. No domingo (30), a peça infantil Era uma vez na terra encerra a programação do Hoje Tem Espetáculo. De quinta a sábado, as apresentações começam às 20h, e no domingo às 17h. Informações: 3355-9821.

Tem programação também no Teatro Barreto Junior com a peça Daqui não saio, daqui ninguém me tira, do Balé Deveras. A peça conta a história de resistência dos moradores de Brasília Teimosa, que encontram na dança alternativas para as adversidades da vida . A apresentação acontece no sábado, às 20h. Informações pelo 3355-6398. No Teatro Santa Isabel, tem visitação guiada no domingo, uma chance de conhecer um dos mais belos teatro-monumentos do país. As visitas acontecem em três horários: 14h, 15h e 16h, com capacidade de 25 pessoas e duração 50 minutos cada. Informações pelo telefone 3355-3323.

No Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, o público pode conferir, no sábado e no domingo, a exposição 1817 – A Revolução Republicana, que traz a história do bicentenário da Revolução Pernambucana. O horário para a visitação é das 9h às 17h e o acesso é livre. Já no MAMAM, a pedida é conferir as exposições Sugar and Speed e Onde Estão Minhas Obras. O espaço vai funcionar das 13h às 17h, no sábado e domingo. Tradicionalmente, equipamentos culturais da Prefeitura do Recife não abrem às segundas-feiras, portanto estarão fechados no dia 1º de maio. Mas o Sítio Trindade estará aberto, das 5h às 19h, cheio de opções de lazer ao ar livre para toda a família.

SAÚDE – Na próxima segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na terça-feira (02).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar. Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.